sábado, 28 de março de 2015

Secretaria municipal de Saúde faz campanha contra tuberculose



Nos dias 26 e 27 de Março, a Praça da Bandeira recebe ações da campanha contra a tuberculose, que tem como tema: diagnosticar, tratar e curar. A ação é fruto de uma parceria entre a 2ª GERES, Vigilância Epidemiológica, CTA, Educação e Saúde. No local está sendo realizados exames de coleta de escarro e teste rádio para HIV, panfletagem e ações educativas sobre a Tuberculose. O objetivo principal é a conscientização da população para essa doença.
De acordo com Carla Melo, coordenadora municipal da vigilância epidemiológica do município a enfermidade precisa de uma atenção redobrada. “A tuberculose é um sério problema de saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 80 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,6 mil mortes em decorrência da mesma”, informou Carla
Também presente ao evento, Orlando Jorge, secretário de Saúde de Limoeiro alertou a população quanto aos sintomas e a importância de procurar uma Unidade de Saúde mais próxima. “É crucial que a população fique atenta aos sintomas clássicos da tuberculose como tosse persistente, febre vespertina, sudorese noturna, falta de apetite e emagrecimento. Pessoas que apresentem tosse por três semanas ou mais são suspeitas de ter a doença e devem procurar um serviço de saúde para se submeter a uma avaliação clínica e realização de exames. Todo o tratamento, que dura em média seis meses, é gratuito”, falou Orlando.
Atualmente, Pernambuco registra uma taxa média de abandono ao tratamento de 11%, enquanto que o preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) é abaixo de 5%. Atualmente temos 15 casos notificados em tratamento no município e em media 36 casos novos notificados a cada ano.

DIPML

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista TOTAL designará representantes oficiais em todo o estado de Pernambuco e Fernando de Noronha

  A partir de hoje o veículo pernambucano está à disposição para receber candidatos dispostos a fazerem parte da revista que mais cresce no ...