Foto: Erivaldo Carvalho |
Após a realização das convenções partidárias, Limoeiro já conhece quem serão seus dois candidatos a prefeito, a vice-prefeito e a vereadores. Fala-se numa possibilidade de Isaac Manacés entrar como candidato pelo PSOL, mas ainda não se tem confirmação.
O atual prefeito Orlando Jorge (Podemos) e o presidente da Câmara de Vereadores, Daniel do Mercadinho (MDB) irão para a disputa nesse ano. Ambos compartilharam muitos momentos no mesmo grupo político por anos, liderado por Ricardo Teobaldo, entretanto, Daniel rompeu com Orlando e ingressou na fileira da oposição.
Orlando Jorge Pereira de Andrade Lima tenta a reeleição, e vai tentar quebrar um tabu: nas últimas duas eleições, o prefeito que estava na cadeira perdeu a eleição, acontecendo isso com Thiago Cavalcanti em 2016 e Joãozinho em 2020. O último a conseguir a reeleição foi Ricardo Teobaldo, em 2012, sendo o segundo prefeito reeleito da história - o primeiro foi Luís Heráclio, em 2000.
Se Orlando vai tentar quebrar um tabu, um outro ele já quebrou: ele escolheu para vice justamente o atual ocupante do cargo, Zé de Nena. Essa foi a primeira vez que isso ocorreu em Limoeiro, pois desde 2000 - quando os prefeitos passaram a ter direito à reeleição -, eles partiram para segunda disputa com outro vice diferente do primeiro mandato: em 2000, Luís Heráclio substituiu Paulo Siqueira por Orlando Jorge, em 2012, Ricardo Teobaldo trocou Virgínia Aquino por Thiago Cavalcanti e em 2016, Joãozinho escolheu Luís Roberto no lugar de Marcelo Motta. Enquanto no caso de Ricardo foi por conta de força da lei eleitoral - Virgínia já vinha de outro mandato seguido de vice -, os outros dois foram por rompimento político mesmo.
Orlando reuniu em seu palanque os partidos Podemos, PSDB, PSB, PT, Avante, Agir, União Brasil, e vai usar a mesma cor vermelha que o grupo sempre usa nas campanhas. Antes de ocupar atualmente o cargo de prefeito, Orlando foi vereador (1993-1996), vice-prefeito (2001-2004) e secretário de Saúde em Limoeiro (2009-2016) e Paudalho (2017-2020).
Já Daniel do Mercadinho está em sua primeira disputa majoritária. Vereador por quatro mandatos, desde 2009, Daniel Paulo de Moura, desde 2023 é presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Limoeiro. Sua candidata a vice é Mirella Duarte, servidora do TJPE, neta do ex-prefeito Adauto Heráclio Duarte.
Daniel tem apoio dos partidos MDB, Progressistas, PL e PDT, e vai usar a cor azul na campanha, cor essa que não era usada desde que Zé Higino disputou a eleição em 2008 contra Ricardo Teobaldo. Daniel é originário do Cedro e iniciou sua carreira política no começo da década de 2000, sendo eleito vereador em 2008 na condição de mais votado. Reeleito em 2012, 2016 e 2020, Daniel conseguiu a presidência da Câmara, sendo eleito em 2022.
Quanto aos vereadores, dos atuais 15 vereadores, 13 vão disputar a reeleição: Zé Nilton, Robertinho Galvão, Beto de Washington, Zélia de Ribeiro do Mel, Hilton Arruda, Ronaldo Morais, Marquinhos Paz, Marcos Sérgio, Zózimo Albuquerque, Enildo do Sindicato, Inácio Filho e Juarez, pelo campo governista, e Zé Higino, pelo campo da oposição. Daniel do Mercadinho, como já dito acima, é candidato a prefeito e Neto Siqueira optou por não disputar a reeleição.
Um outro detalhe que chama atenção agora é a ausência na disputa majoritária dos principais atores das eleições de 2020. Marcelo Motta é agora aliado de Orlando e candidato a vereador, Joãozinho não está participando das eleições e Rosejara Ramos também não é candidata a nada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário