sexta-feira, 13 de março de 2015

Limoeiro celebra 120 anos de amizade entre Brasil e Japão


Uma das culturas mais antigas do mundo celebra os seus 120 anos de convivência com o Brasil. Essa mistura da cultura nipônica com o país do Tupiniquim também foi comemorada em Limoeiro.  Na manhã do dia 12 de março, a FACAL – Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro foi palco de uma palestra expositiva dos trabalhos realizados pela Prefeitura da cidade, na área de educação e cultura japonesa, em parceria com a MOA – Mokito Okada Association, as quais são aplicadas em sala de aula na rede de ensino do município. Professores, alunos e autoridades lotaram o auditório da autarquia de ensino para prestigiar o encontro.

O evento contou com a presença da consulesa Hitomi Sekiguchi que representa o Japão no estado de Pernambuco. Em suas palavras ela agradeceu a parceria de Limoeiro com o consulado Japonês e prometeu que será bastante duradouro. “Ficamos felizes em saber que uma cidade do interior tem uma preocupação em difundir os nossos costumes, os quais sei que são tão diferentes. Também aprendemos muito com vocês brasileiros. Espero poder regressar mais vezes nessa cidade”, disse Sekiguchi.

Para a secretária de Educação, Rosejara Ramos o momento foi de aprendizado e de continuar fomentando esses encontros para um crescimento mútuo entre as nações. “É muito importante conhecer novos povos, novas formas de viver - e o povo japonês vem mostrando ao longo da história como se desenvolver sem perder as suas raízes. Por isso, conhecer mais sobre a língua japonesa, não é simplesmente uma aprendizagem, mas também uma grande oportunidade de se desenvolver a disciplina e o respeito ao próximo”, salientou Rosejara.

Também presente, o chefe do executivo Thiago Cavalcanti focou em suas palavras a longa parceria que a Prefeitura tem com a MOA e consequentemente com o povo japonês. “Fico feliz em saber que Limoeiro é uma das únicas cidades do Brasil que tem em sua grade educacional o curso de língua japonesa. Também oferecemos este curso não apenas para o alunado, mas para todo limoeirense que deseja aprender. Parabenizo Sheilla Barros, presidente da MOA, pelo seu engajamento na divulgação dessa cultura no município”, agradeceu o prefeito.




Além de uma palestra em vídeo sobre a cultura nipônica, houve diversas apresentações, a exemplo do coral da MOA, em alusão aos 4 anos do tsunami no Japão e os grupos de dança Ieni Daikao e Saranbuchi. O consulado japonês fez a apresentação do robô terapêutico Paro. O robô é um protótipo cibernético de bebê foca que foi desenvolvido pela equipe do professor Takanori Shibata, do Instituto Japonês de Ciências Industrial Avançada e Tecnologia. Ele foi criado para auxiliar em terapias com crianças e idosos, entrando para o Guiness, o livro dos recordes, como o melhor robô terapêutico do mundo.

DIPML

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem teriam sido os campeões do Nordeste nos anos que o torneio não foi realizado

A Copa do Nordeste hoje é um torneio consolidado no calendário regional, com jogos entre equipes nordestinas que levam público ao estádio.  ...