sábado, 21 de março de 2015

Morre aos 78 anos o ex-governador de Alagoas Divaldo Suruagy


Morre aos 78 anos o ex-governador de Alagoas Divaldo Suruagy (Crédito: Reprodução)
Morre aos 78 anos o ex-governador de Alagoas Divaldo Suruagy (Crédito: Reprodução)
O ex-governador de Alagoas, Divaldo Suruagy, faleceu no final da tarde deste sábado, 21, após sentir-se mal, em seu apartamento, no bairro de Ponta Verde.
Segundo informações de pessoas próximas à família do ex-governador, Divaldo Suruagy lutava contra um câncer no intestino. "Ele se sentiu mal no final da tarde de hoje e reclamou que estava sem conseguir respirar", contou um familiar de Suruagy.
Familiares ainda tentaram socorrê-lo, mas ele não resistiu e morreu antes messmo de receber atendimento no hospital. Divaldo Suruagy tinha 78 anos completados no último dia 5.
O sepultamento do corpo de Divaldo Suagy está previsto para este domingo, às 16h, no Cemitério Campo Santo Parque das Flores. O velório será a partir das 21h deste sábado, no Palácio Floriano Peixoto.
História
Filho de Pedro Marinho Suruagy e Luiza de Oliveira Suruagy. Funcionário público municipal junto à prefeitura de Maceió, trabalhou como servente, auxiliar de escritório e escriturário até se formar em Economia pela Universidade Federal de Alagoas em 1959, e a seguir chefiar a Divisão de Impostos Prediais e Territoriais bem como ser professor e, logo em seguida, chefiar a Fundação Educacional e, por fim, chegou ao posto de Secretário-geral do município de Maceió em 1962.
Presidente da Central de Abastecimento S/A (CEASA) e da Companhia de Silos e Armazéns de Alagoas, tornou-se afilhado político do governador Luiz Cavalcanti que o nomeou secretário de Fazenda, cargo ao qual abdicou para disputar e ser eleito prefeito de Maceió pelo PSD em 1965, naquele que seria o último pleito direto durante vinte anos.
Primeiro mandato
Cumprido o seu mandato, ingressou na ARENA e foi eleito deputado estadual em 1970, destacando-se tanto como líder da bancada quanto como líder do governo Afrânio Lages. Tamanho afinco garantiu sua escolha como cargo indicado de governador do estado, "cargo biônico", pelo presidente Ernesto Geisel em 1974, e sua gestão como chefe do executivo assegurou sua eleição para deputado federal em 1978.
Segundo mandato
Membro do PDS a partir de 1980, foi eleito governador em 1982 nas primeiras eleições diretas para governadores do país no período da Ditadura Militar e, durante o curso de seu novo mandato, apoiou a candidatura de Tancredo Neves à presidência da República, e a seguir ingressou no PFL em 1986, ano em que foi eleito senador.
Terceiro mandato
Em 1994 foi eleito para o seu terceiro mandato de governador, quando já estava filiado ao PMDB. Entretanto, uma situação de grave crise político-financeira forçou sua renúncia ao cargo em 17 de julho de 1997.

FONTE: NE 10 / UOL NOTÍCIAS

 http://tnh1.ne10.uol.com.br/noticia/politica/2015/03/21/319840/morre-aos-78-anos-o-ex-governador-de-alagoas-divaldo-suruagy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...