terça-feira, 10 de março de 2015

Planetário de Garanhuns é inaugurado

Planetário Digital Mauro Souza Lima é o primeiro do Nordeste em estrutura geodésica
10 de março de 2015
Dentro das comemorações ao Dia de Garanhuns, foi inaugurado na manhã de hoje (10), no Parque Euclides Dourado, o Planetário Digital Mauro Souza Lima. A ferramenta tecnológica, que é a primeira do Nordeste com estrutura geodésica, permite a visualização, por meio de projeções, de mais de 100 estrelas, constelações, planetas, cometas, eclipses, estações do ano, entre outros fenômenos astronômicos. O novo instrumento digital de aprendizagem e entretenimento de Garanhuns é constituído por uma cápsula com capacidade para 40 pessoas, com poltronas confortáveis e totalmente reclináveis.
O Planetário de Garanhuns conta com tecnologia de ponta e ambiente totalmente digital, onde aulas de astronomia, biologia, meio ambiente, entre outras ciências, poderão fazer parte dos conteúdos dados pelos professores, que ainda poderão comandar o sistema por meio de controle remoto ou de outros dispositivos portáteis, além do auxílio de um software que, ao ser instalado em seus computadores, ajudarão nas apresentações que serão exibidas aos alunos. A secretária de Educação, Janecélia Marins, fala sobre a contribuição que o planetário dará ao ensino em Garanhuns. “Essa sala de aula virtual irá possibilitar aos alunos e a sociedade em geral, adquirir conhecimentos de astronomia e outras ciências, e, poderão, com isso, ter um maior desenvolvimento em seu processo de ensino e aprendizagem”, finaliza.





“Esse é mais um sonho que está se tornando realidade em Garanhuns. Essa nova ferramenta contribuirá fortemente com a melhoria do ensino, pois instiga a curiosidade dos alunos de querer sempre aprender mais. É realmente um grande avanço para o município”, afirma o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis. O planetário é construído em aço e fibra de vidro e é o primeiro do Nordeste em estrutura geodésica, ou seja, formada por uma rede de triângulos, semelhantes aos gomos de uma bola de futebol, que lhe conferem um formato esférico.
A partir da próxima segunda-feira(16) a Secretaria de Educação do município vai iniciar o agendamento prévio de visitas, que acontecem de forma gratuita. O cronograma inicial vai atender às escolas municipais, seguidas pelas escolas estaduais e depois às escolas da rede privada de ensino. Um agendamento para o público em geral, também será disponibilizado em breve pela Secretaria de Educação, para que conheçam o planetário, durante os fins de semana. Os agendamentos devem ser realizados pelas instituições de ensino por meio do telefone (87) 3762-7060 ou na sede da Secretaria Municipal de Educação - localizado na rua Siqueira Campos, n° 43, centro -, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Mauro Souza Lima – Ex-vereador do município que sempre se preocupou com questões voltadas ao meio ambiente, Mauro Souza Lima criou e educou seus filhos, destacando-se sempre pelo serviço ao bem da comunidade. Bacharel em Direito, foi também contabilista, administrador e escrivão, além de primeiro governador do Lions Clube Internacional, sempre disponibilizando seu tempo e recursos para as campanhas do Lions. A homenagem é fruto de um projeto de lei do vereador Audálio Ramos.

Texto: Samara Pontes e Ruthe Santana
Fotos: Luanny Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Raquel na Presidência?

 A fala de Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, que enxerga a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, "disputando a presidênci...