domingo, 22 de março de 2015

Por onde andam os times que fizeram sucesso no Pernambucano?

Recife foi um calo na vida dos três grandes Sport, Náutico e Santa Cruz
O Campeonato Pernambucano vai chegando ao fim, a na lembrança de alguns torcedores, aparecem certos times que deram muita dor de cabeça aos três grandes do Recife. Quem não se lembra do Recife, que virou papa-títulos na Copa Pernambuco? Quem não se lembra do Intercontinental, da AGA de Garanhuns, do Serrano, do Itacuruba, do Estudantes?

O blog LIMOEIRO NEWS foi procurar saber do destino desses clubes que na década passada, chegaram a dificultar a vida de Sport, Náutico, Santa Cruz, Central, Porto...

O Recife, sem dúvida, foi o mais bem-sucedido deles, na época. Disputou a divisão principal do Pernambucano até 2005. O time era muito conhecido por mudar de endereço com frequência. Já jogou em Timbaúba, Goiana, Paulista...

Na Copa Pernambuco, o Recife ganhou por 4 vezes: em 1996, 1997, 2000 e 2002. Foi vice-campeão da Série C nacional em 1981, com o nome de Santo Amaro.

O Recife mudou seu nome para Manchete, e foi rebaixado em 2005, ao lado do Petrolina, com a pior campanha naquele ano, sendo o lanterna. Desde então, não disputa mais o campeonato, nem mesmo na Série A2.

Intercontinental está licenciado da Federação desde 2006.
Outro time muito lembrado é o Intercontinental. Promovido à primeira divisão em 2001, disputou em 2002 e 2003, quando foi rebaixado, ao lado do 1º de Maio de Petrolina. O time se encontra licenciado da Federação desde 2006 e não disputa mais competições oficiais. Apesar da sede ser em Recife, o time mandava seus jogos em Ipojuca, no Estádio Nossa Senhora do Ó.

AGA chegou a ser terceira colocada em 2003.
Saindo de Recife para o interior, o time lembrado é a AGA - Associação Garanhuense de Atletismo. A AGA chegou até mesmo a ser o terceiro colocado no Pernambucano em 2003, atrás de Sport e Santa Cruz, e à frente do Náutico. Mas não durou muito o vôo da lavandeira: em 2004, a AGA foi rebaixada para a Série A2 e atualmente, o time de Garanhuns encontra-se fora das competições oficiais.

Serrano também ficou fora da Federação, mas está de volta.
Já em Serra Talhada, o time do Serrano, que disputou a primeira divisão estadual de 2004 a 2009, teve problemas nos bastidores. Afastou-se da FPF após confusões, mas teve seu retorno em 2013, e apenas disputa a Série A2. O Serrano subiu em 2003 como vice da Série A2 - o campeão foi o Porto. O ápice foi em 2008, quando o Serrano chegou a disputar o Hexagonal do Título - ao lado de Sport, Náutico, Central, Salgueiro e Ypiranga - e deixando para trás times como Santa Cruz, Porto, Petrolina, Sete de Setembro, Vera Cruz e Centro Limoeirense. Mas em 2009, Serrano foi rebaixado ao lado do Petrolina, e desde então, permanece em campeonatos menores.

Itacuruba licenciou-se desde 2005 da FPF.
E o Itacuruba? Outro time sertanejo que fez sucesso, talvez o pioneiro no Sertão a dar grandes dores de cabeça aos clubes da capital. Promovido em 2002 para a elite estadual, o Itacuruba sempre fez boas campanhas no estadual. Em 2003, foi eliminado nas quartas-de-final pelo Sport, mas antes disso, chegou a dar um susto no Leão, quando aplicou 4x2 naquele que viria a ser o campeão estadual naquela temporada. O Sport conseguiu reverter a diferença e eliminar o Itacuruba. Em 2004 e 2005, o Itacuruba sempre brigou na parte de cima da tabela. Parecia que tinha vindo pra ficar. Mas o fim da participação do time sertanejo não foi por um  rebaixamento, e sim, pedido de licença. Não teve mais condições de disputar o Campeonato. Acabou em 2006 sendo substituído por outro clube do Sertão: o Salgueiro, que tinha sido o terceiro lugar na Série A2 2005 - atrás de Estudantes e Central.

Estudantes engrossa a lista dos afastados da FPF.
Quem não se lembra do Estudantes, da cidade de Timbaúba, que durante anos representou a Mata Norte? Pois bem, o Estudantes foi campeão da Série A2 em 2005, e disputou o campeonato em 2006. Mas em 2007, desistiu da disputa, e se afastou da FPF. Acabou sendo substituído pelo Belo Jardim, que vem disputando os campeonatos oficiais da FPF desde então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Raquel na Presidência?

 A fala de Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, que enxerga a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, "disputando a presidênci...