quarta-feira, 26 de junho de 2013

VITÓRIA DO POVO BRASILEIRO: PEC 37 NÃO FOI APROVADA

Foto by Márcio Wanderley
Muita gente ficou de olho na votação  da PEC 37 que foi adiada do dia 26 de junho para o dia 25 e mediante clamação do povo ela foi votada sem maiores problemas. Os protestos que ocorreram em todo país fez os deputados repensarem o voto que iriam dar e a maioria esmagadora optou pela não concretização e por tanto enterragem Proposta de Emenda à Constituição à PEC 37.Para quem não sabe a PEC 37 tinha como principal intuito limitar os poderes de investigação do Ministério Público. Após as votações a PEC 37 será arquivada. Apenas para encargo de consciência foram 9 votos  favoráveis e deste montante tivemos a aprovação do deputado pernambucano/limoeirense Sérgio Gerra que foi de encontro a vontade do povo. 
Uma maioria esmagadora com 430 votos decidiu pela não concretização do projeto e apenas 2 deputados se abstiveram. Uma cena forte para quem estava presente na Câmara dos Deputados em Brasília ou estava assistindo em casa Pela TV Câmara foi ver o publico presente entoar um trecho do Hino Nacional. Todos que votavam contra a PE 37 eram ovacionados com palmas e isso mostrava em rede nacional a vitória de um povo que foi as ruas e lutou. A não aprovação da PE 37 foi uma das principais bandeiras levantadas por alguns movimentos que foram as ruas de várias capitais do pais e de outros países em apoio as nossas manifestações. 
Ela ganhou o nome de "PEC da Impunidade" por impor que  as investigações de corrupção seria algo restrito às policias civil e federal. Em seu discurso o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN),v, pediu que a rejeição fosse em sua totalidade a fim de que todos os parlamentarem ficassem em perfeita sintonia ao clamor do povo nas ruas. O deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), autor da PEC foi o único a sair em defesa da aprovação da proposta. Ele sitou que “um erro de percurso” (referendo-se as manifestações do povo nas ruas) havia tornado a PEC “tenebrosa”. A votação foi transmitida ao vivo via TV e site da Câmara dos Deputados. 
Nas redes sociais o fim da mesma repercutiu positivamente e muitos compartilharam fotos e textos com menção a luta nas ruas. Muitos ainda disseram que não vão parar, pois ainda tem o fim da PEC 33, o fim do Cura Gay e o principal; O fim da corrupção no Brasil. Aqui em Limoeiro muitos limoeirenses também comemoraram enquanto assistiam via parabólica a TV Câmara, a habitual novela Global foi deixada de lado por alguns instantes e a votação passou ser algo ainda mais importante.
A cada não a comemoração era certa e os aplausos acompanhavam os vindo de Brasília. Pensando em melhorias o povo de Limoeiro vai as ruas protestar neste dia 28 de junho, sexta-feira, na intenção de pedir ao poderes municipal, estadual e nacional melhor infra-estruturas, educação, segurança e saúde. Com a vitória de todos os limoeirenses veem uma esperança de que eles possam ser ouvidos e terem seus direitos sendo respeitado. (FONTE: BLOG COISAS DA VIDA).

Veja o link com a votação completa: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/plenario/resultadoVotacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...