Foto: Jamildo Melo/BlogImagem
Com informações de Jamildo Melo, direto do local
Quando a presidente da República, Dilma Rousseff, trajada no jaleco da Petrobrás, tocar o sino na cerimônia de entrega do navio Zumbi dos Palmares, no Porto de Suape, a segunda embarcação pernambucana - quinta brasileira - dá partida do litoral nordestino em direção à Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.
Em Campos, o Zumbi dos Palmares carregará petróleo para São Sebastião, em São Paulo, onde combustível será refinado. Ele é capaz de transportar 1 milão de barris de petróleo, metade da produção diária brasileira.
O Zumbi dos Palmares, construído com mais de 21 toneladas de aço, tem comprimento de 274 metros, superior a dois campos de futebol, e 52 metros de altura, o equivalente a um prédio de 18 andares. Foram 20 mil profissionais envolvidos na construção da embarcação.
A autonomia do navio é de 20 mil milhas náuticas, o que, segundo o Estaleiro Atlântico Sul (AS), é autonomia suficiente para dar a volta ao mundo sem necessidade de abastecer.
Novas embarcações
O AS informa ainda que mais quatro embarcações estão em construção, simultaneamente. Duas serão entregues ainda este ano.
A primeira delas, a suezmax Dragão do Mar, será entregue em dezembro deste ano e foi encomendada pelo próprio AS. A outra, a ser construída pelo Estaleiro Mauá, no Rio, se chamará José Alencar, em homenagem ao falecido vice-presidente da República, que montou chama na eleição e reeleição do ex-presidente Lula.
As embarcações incluem plataforma de perfuração. Segundo o Estaleiro Atlântico Sul, será a primeira plataforma de perfuração construída no Brasil. A execução será feita pela Sete Brasil, cuja criação foi fomentada pela Petrobrás a fim de contratar sondas de perfuração produzidas dentro do País.
Leia: Em dia ensolarado, Geraldo Julio aparece na entrega do navio
Esqueceram de mim
Os documentos divulgados pela Transpetro esqueceram de citar o governador Eduardo Campos entre os presentes na entrega do Zumbi dos Palmares. São citados, além de Dilma Rousseff, a presidente da Petrobrás Graça Foster, o presidente da transpetro Sérgio Machado e o ministro de Minas e Energia Edison Lobão. (FONTE: BLOG DE JAMILDO)
Leia também: Assista ao vivo à cerimônia de entrega do navio Zumbi dos Palmares com a presidente Dilma
Dilma é içada para o navio Zumbi dos Palmares
Foto: Jamildo Melo/BlogImagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário