terça-feira, 28 de maio de 2013

CIDADANIA: QUAL O PAPEL DO VICE?

Thiago Cavalcanti (PSDB) é o atual vice-prefeito de Limoeiro, na segunda gestão de Ricardo Teobaldo.

Nas campanhas eleitorais, ele mal é lembrado. Seu nome sempre aparece muito pequeno, abaixo geralmente do nome do candidato a prefeito, que aparece em letras infinitamente maiores. Quando muitos vão votar, ele nem é questionado, nem lembrado muito. Mesmo assim, é de extrema importância. Estamos falando do VICE-PREFEITO.

O vice tem a prerrogativa de ajudar o titular, além de também assumir a prefeitura em caso de ausência do titular. Mas não é só isso: o povo deve olhar bem para o vice, pois é ele quem assume os destinos da cidade quando o prefeito é impedido por algum motivo. (Renúncia, morte, cassassão, etc.).
Virgínia Aquino foi vice-prefeita de 2005 até 2013, durante os mandatos de Luís Raimundo e Ricardo Teobaldo.

Orlando Jorge foi o vice-prefeito de Limoeiro entre 2001 e 2005, durante o segundo mandato de Luís Heráclio.


Na nossa cidade, mesmo, tivemos um caso de um vice-prefeito eleito que sequer chegou a exercer essa função, acabou sendo o prefeito. Isso por que o titular, João Heráclio Duarte, eleito em 1959, faleceu em um acidente de carro, no município de Carpina, um mês antes de tomar posse. Com isso, o vice eleito, Seráfico Ricardo da Silva assumiu o mandato de prefeito, ficando até 1963 no poder.

O atual vice é Thiago Cavalcanti, que assumiu esse cargo em 01 de janeiro de 2013. Abaixo, uma lista de quem ocupou o cargo de vice desde o ano de 1959:

SERÁFICO RICARDO DA SILVA - Eleito vice de João Heráclio Duarte em 1959, acabou assumindo a prefeitura de Limoeiro com a morte do titular antes da posse. Ficou no poder até 1963.

LÍVIO TEOBALDO VASCONCELOS AZEVEDO. - Foi o vice no primeiro mandato de Adauto Heráclio Duarte, entre 1963 e 1969.

JOSÉ GERALDO BIONE. - De uma família tradicionalmente de oposição ao Coronel Chico Heráclio, ele foi o vice de José Antônio Correia de Paula (1969-1973). Ambos foram responsáveis por impor a primeira derrota ao heraclismo em Limoeiro.

PEDRO ALBANEZ FILHO - Foi vice-prefeito entre 1973 e 1977, durante o mandato de Arthur Correia de Oliveira.

NELSON RICARDO DE ALBUQUERQUE - Foi vice-prefeito de 1977 a 1983, durante o segundo mandato de Adauto Heráclio Duarte.

JOSÉ XAVIER QUIRINO - Vice no primeiro mandato de José Artur Teobaldo (1983-1989). Nas eleições de 1988, foi o candidato de José Artur à sua sucessão, sendo vitorioso e governando Limoeiro até 1993.

LAQUINHO - Vice de José Xavier Quirino, durante o quadriênio 1989-1993. Após o fim do mandato, viria a ser vereador por 4 mandatos.

RUSTEMBERG BARROS - Vice no segundo mandato de José Artur Teobaldo, de 1993 a 1997.

PAULO SIQUEIRA. - Vice durante o primeiro mandato de Luís Heráclio, de 1997 a 2000.

ORLANDO JORGE - O atual secretário de Saúde, que havia sido derrotado pelo Luís Heráclio em 1996 na disputa para prefeito, acabou sendo escolhido pelo próprio Luís como o seu vice. Foi vitorioso e foi o vice-prefeito durante o segundo mandato de Luís Heráclio.

VIRGÍNIA AQUINO. - Vice-prefeita por duas vezes, Virgínia foi vice pela primeira vez entre 2005 e 2009, na gestão de Luís Raimundo. Em seguida, viria a ser vice de Ricardo Teobaldo durante o primeiro mandato dele (2009-2013).

THIAGO CAVALCANTI. - Como Virgínia já vinha de uma reeleição, ela não poderia ser candidata a vice outra vez. Então, para o segundo mandato do prefeito Ricardo Teobaldo, foi escolhido o então vereador Thiago Cavalcanti, que foi eleito e é o atual vice-prefeito do nosso município.

Informações colhidas do livro UMA BREVE HISTÓRIA DE LIMOEIRO, de Carlos Eduardo Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Kátia Rodrigues fora da programação do São João de Limoeiro

Uma das maiores surpresas da divulgação da programação do São João de Limoeiro foi a exclusão da cantora Kátia Rodrigues da programação. Não...