Nos últimos dias, não se sabe se por ignorância ou revolta completa, tem-se sugerido uma Intervenção Militar no Brasil devido à atual situação em que o País se encontra. São alguns grupos que sugerem uma nova intervenção, principalmente os que votaram contra a atual presidente Dilma Rousseff (PT).
É evidente que a classe militar merece o total respeito de todos nós. Em geral, tratam-se de homens patriotas que lutam pela nação. Mas a questão não é essa. A questão é se devemos novamente colocar a democracia em perigo. Será que é por aí?
Em 1964, também foi pedida uma Intervenção Militar para depor o presidente João Goulart - acusado de ser comunista. Mas o que muitos não sabem é que por trás de tudo isso havia o interesse capitalista norte-americano. Quando Cuba se tornou comunista em 1959, tornou-se uma questão de honra para os EUA ter sua influência assegurada em todo o continente, desde o Alasca até a Patagônia. Então, valia tudo para varrer do continente o fantasma do comunismo.
O povo foi ás ruas em 1964 na famosa Marcha com Deus pela Família e Liberdade. Mas liberdade era uma palavra que estava prestes a ser varrida do mapa. No dia 31 de março, caiu Jango - João Goulart, e alguns dias depois, Castelo Branco assumiu o poder.
Também na época se dizia que a democracia retornaria em breve. Mas isso acabou não acontecendo. No período do regime militar, tivemos cinco presidentes:
Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco (1964-1967)
Marechal Arthur da Costa e Silva (1967-1969)
General Emílio Garrastazzu Médici (1969-1974)
General Ernesto Beckman Geisel (1974-1979)
General João Baptista de Oliveira Figueiredo (1979-1985)
Se esse período, é verdade, houveram algumas conquistas, por outro lado, a falta de liberdade, censura, cassações, prisões, torturas e mortes foram comuns nesse período. Os triste AIs foram o retrato mais fiel dessa época. Será que valeria a pena colocar nossa liberdade em risco outra vez? A inflação subiu muito nessa época, a dívida externa também aumentou. A inflação só viria a ser vencida com o PSDB, nos anos 90, e a dívida externa só viria a ser vencida com o PT, no meio dos anos 2000.
É verdade que a corrupção no País está em níveis inaceitáveis. Muita coisa errada está acontecendo e muita coisa precisa melhorar, isso é verdade. Mas é preciso reavaliar esse pedido de intervenção. Será que precisamos disso agora? Não queremos uma época triste de volta. A democracia deve ser sempre a melhor solução para qualquer problema.
O blog LIMOEIRO NEWS convida você a fazer um estudo mais detalhado sobre a época do regime militar. A Internet está cheia de informações sobre o período de 1969 a 1985. Vale a pena tirar um tempinho para estudar o que foi aquele período e se vale a pena voltar a isso tudo. E aqueles que derramaram sangue pela democracia, como ficam?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fenômeno politico em eleições recentes, Marcelo Motta não se elege vereador
O ex vice prefeito Marcelo Motta (Avante), que foi candidato a prefeito em 2020, obtendo mais de 10 mil votos, não conseguiu se eleger ver...
-
A chapa política poderá ter o registro da candidatura cassada Juarez Rodrigues, o popular Juarez da Banana (PSB), atual prefeito de Machados...
-
Atual prefeito de Machados poderá ter registro de candidatura impugnada. Atual prefeito de Machados Juarez Rodrigues, conhecido por Juarez d...
-
Foto: Erivaldo Carvalho Após a realização das convenções partidárias, Limoeiro já conhece quem serão seus dois candidatos a prefeito, a v...
Nenhum comentário:
Postar um comentário