Limoeiro vivenciou no mês de Outubro a Campanha Nacional de Hanseníase e Geohelmintíases. Tendo como público-alvo crianças de 5 aos 14 anos, das escolas municipais. A campanha teve como objetivo eliminar a hanseníase como problema de saúde pública e reduzir a carga parasitária das geohelmintíases (verminoses).
A meta foi alcançada e os números expressivos trazem destaque para nossa cidade. Segundo o secretário de Saúde, Orlando Jorge, o índice de casos da doença foi praticamente nulo. “Mais de 3.800 crianças foram avaliadas, e apenas um caso de hanseníase foi confirmado. Além de que, conseguimos diminuir drasticamente a carga de geohelmintíases. Essa é uma ação muito positiva, pois envolve a escola e a família em prol do bem-estar das crianças”, explicou Orlando.
ENTENDA A CAMPANHA
A campanha de hanseníase e geohelmintíases aconteceram dentro das escolas do município, onde foram espalhados folders para reconhecimento da doença, além de palestras aos pais dos alunos. Após isso, foram distribuídas fichas de autoimagem/Espelho de Hansen, com as fichas recolhidas foram realizadas avaliações médicas com dermatologistas e médicos das UBS. Em caso positivo o tratamento foi oferecido gratuitamente pelo SUS – Sistema Único de Saúde. No caso da geohelmintíases, com o consentimento dos pais, foram oferecidas às medicações necessárias para o tratamento da verminose.
Erivaldo Carvalho - DIPML
Nenhum comentário:
Postar um comentário