quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Festival Canavial aporta em Limoeiro



O Festival Canavial 2014 chega a sua oitava edição com o tema: Música Rural e a Consciência Negra. Shows, oficinas, mostra de cinema, festival gastronômico e seminários vai tomar conta de cinco cidades de Pernambuco entre os dias 14 de Novembro até 13 de Dezembro, entre elas Limoeiro. O festival conta com o patrocínio da Petrobrás, Ministério da Cultura e as parcerias com as respectivas Prefeituras.

Entre os destaques da programação de Limoeiro estão os shows da grande cantora Nordestina Elba Ramalho, Nádia Maia, Edy Carlos e o Quinteto Violado, o qual preparou um repertório especial para a edição do evento, que homenageará a música rural. Outro ponto importante do Festival Canavial é o Encontro de Bois de Caboclinhos, que acontecerá dia 16, no Colombo Sport Club.

Para um dos idealizadores do projeto, Afonso Oliveira, trazer o festival para Limoeiro é um sonho. “Limoeiro é um celeiro cultural. Temos como exemplo o Zé de Teté, o João Limoeiro, entre tantos, aqui eu não me sinto um turista. Estudei a cidade e sei da diversidade cultural que existe e estou honrado em poder resgatar a cultura rural nordestina”, enfatizou Afonso.

Para o chefe do executivo, Thiago Cavalcanti, o projeto veio com muito esforço. “Nada vem fácil, até a noite de ontem o festival não estava confirmado em nossa cidade. Mas graças ao empenho dos organizadores e da nossa gestão conseguimos trazer o evento para cá. Não poderíamos ficar de fora de um evento desse porte. E este evento não será apenas esse ano, com certeza iremos torná-lo um evento do calendário oficial da cidade”, disse Thiago.

Nesta edição, o evento estreará o Festival de Gastronomia que será realizado no Engenho Poço Comprido, no município de Vicência. O encontro ainda terá cursos, palestras, concursos e exibição de longas relacionados a gastronomia. As cidades de Buenos Aires, Nazaré da Mata, Limoeiro, Olinda e Vicência irão respirar e sentir a cultura rural de maneira mais contundente.

O Movimento – O Movimento Canavial surgiu em 2006 com a proposta de integrar a Zona da Mata Norte através de vários projetos culturais. De Goiana a Nazaré da Mata são vários produtores culturais, associações, pontos de cultura, empresas, artistas, mestres, rádios comunitárias, antigos engenhos e grupos culturais engajados e que mudaram a realidade da região. O Festival Canavial e o Pontão de Cultura Canavial são a expressão maior dessa grande rede cultural do Estado de Pernambuco.

Programação em Limoeiro
14 de novembro – Sexta-feira
Local: Pátio da Feira
21:00 – João Limoeiro e a Ciranda Brasileira
22:00 – Nádia Maia
23:00 – Ivanildo Vila Nova e Raulino Silva
23:30 – Elba Ramalho

15 de novembro – Sábado
Local: Pátio da Feira
21:00 – Coco de Umbigada
22:00 – Maracatu Estrela de Ouro de Aliança
22:30 – Quinteto Violado
23:30 – Cabras de Lampião
00:30 – Edy Carlos

16 de novembro – Domingo
Local: Colombo Sport Club
16:00h as 20:00h – 5º. Encontro de Bois de Caboclinhos de Limoeiro
Boi Leão, Boi Teimoso, Boi Pavão, Boi Misterioso, Boi Estrela, Boi Dourado, Boi Caprichoso, Boi Carinhoso, Boi Esperança, Boi Pintado, Boi Cara Branca.

ERIVALDO CARVALHO - DIPML


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...