segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Dilma deve anunciar equipe econômica até quarta-feira

Senador Armando Monteiro Neto (PTB) será ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior / JC imagens

Senador Armando Monteiro Neto (PTB) será ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

JC imagens

Certo para assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o senador Armando Monteiro Neto (PTB) retorna hoje para Brasília. O anúncio da nova equipe econômica é aguardado para amanhã ou para a quarta-feira, dependendo do andamento das negociações feitas pela presidente Dilma Rousseff (PT). A expectativa que é a petista também apresente os nomes indicados para as presidências dos grandes bancos nacionais.
Segundo um aliado de Dilma, a a presidente passou o final de semana avaliando os nomes que poderão ser indicados para o comando do BNDES e Caixa Econômica Federal. Para o Banco Central, a tendência é pela permanência de Alexandre Tombini. A presidente quer fazer o anúncio de uma só vez. Além de Armando Monteiro para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, também já estão definidos os futuros titulas da Fazenda (Joaquim Levy) e Planejamento (Nelson Barbosa).
Além das escolhas para as instituições financeiras, o adiamento do anúncio na última sexta-feira ocorreu por avaliação da presidente com os futuros ministros. Segundo um aliado de Dilma, houve um entendimento de que os futuros titulares devem avaliar quais as medidas que já podem ser apresentadas no dia do anúncio. A presidente quer fazer um aceno ao mercado financeiro.
Apesar de ser dado como certo para a equipe, o senador Armando Monteiro tem evitado falar com a imprensa sobre o assunto. Ele só vai se pronunciar depois do anúncio de Dilma. Em Pernambuco, Armando já conversou informalmente com o seu suplente, Douglas Cintra, que assumiu sua vaga no Senado Federal durante o processo eleitoral. Com a ida de Armando para o Ministério, Cintra reassume a suplência no Congresso. Oficialmente, a ida de Armando hoje para Brasília ocorre para que o senador possa retomar o andamento de projetos em que ele está envolvido no Congresso Nacional.
RELAÇÃO
Escolhido por Dilma Rousseff para ser o representante de Pernambuco na Esplanada dos Ministérios, o senador Armando Monteiro Neto poderá ser a principal ponte do governo federal com o governo de Pernambuco, que será administrado pelo ex-secretário Paulo Câmara, adversário de Armando na disputa estadual. Nos bastidores, aliados do senador avaliam que não haverá uma relação de dificuldade entre o petebista e o governador eleito. Para o grupo ligado a Dilma Rousseff, o PSB tende a se aproximar do PT, o que vai facilitar a relação entre os partidos, sem que seja necessária a interlocução de outros atores. Pessoas próximas a Armando ainda avaliam que ele foi escolhido pelo critério técnico e não para que haja retaliação ao governo de Paulo.

FONTE: JC ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista TOTAL designará representantes oficiais em todo o estado de Pernambuco e Fernando de Noronha

  A partir de hoje o veículo pernambucano está à disposição para receber candidatos dispostos a fazerem parte da revista que mais cresce no ...