domingo, 3 de junho de 2012

HISTÓRIA: CLUBES GRANDES DISPUTANDO A SÉRIE B DO BRASILEIRO

Pra quem acompanha a história do Campeonato Brasileiro, vê hoje a Segunda Divisão mais valorizada do que era antes. Antes, clubes pequenos venciam a Série B, hoje em dia, vemos grandes clubes com títulos na Série A vencendo Série B.

Atualmente, temos na Série B a presença de clubes membros do Clube dos 13, como Atlético/PR, que foi campeão brasileiro em 2001 e o Guarani, campeão de 1978. Isso sem contar os respeitáveis Vitória e Goiás disputando a divisão de acesso nesse ano.

Em 1990, tivemos na Série B a presença de Sport, Guarani, Atlético/PR e Coritiba. Os dois primeiros ascenderam à primeira divisão, mas o Coritiba e o Guarani ficaram no meio do caminho. Guarani só viria a subir em 1991, e o Coritiba, em 1992.

No ano de 1991, da Série A, desceram Grêmio e Vitória. O rebaixamento do clube gaúcho foi inesperado. No ano de 1992, o Grêmio não conseguia chegar entre os primeiros. Era para inicialmente subir apenas dois clubes, mas a CBF aumentou para 12 clubes. O Vitória conseguiu subir como vice-campeão, o Grêmio ficou na nona posição e o Coritiba entrou praticamente pela porta dos fundos, na décima segunda e última posição dos que subiram.

No ano de 1996, o Fluminense foi rebaixado, mas houve a virada de mesa salvou-o de disputar a Série B em 1997, e de quebra, a tira-colo, salvou também o Bragantino.

Mas em 1997, caíram dois membros do C-13: Fluminense e Bahia. O Fluminense ainda desabou para a Série C em 1998, e o Bahia escapou por pouco do mesmo destino. O Goiás desceu para a Série B em 1998.

Em 1999, o Goiás subiu dentro de campo, juntamente com o Santa Cruz, mas o Bahia ficou no meio do caminho. E o Fluminense foi campeão da Série C, nesse ano, porém, deveria disputar a Série B em 2000. Mas aproveitando-se da bagunça em que se tornou o Campeonato Brasileiro daquele ano, com um regulamento meio duvidoso, que salvou Botafogo, Portuguesa e Sport do rebaixamento, e a entrada do Gama contra seu rebaixamento, o Fluminense e o Bahia entraram pelas portas dos fundos. Voltaram à elite, já no ano de 2000.

Em 2001, caiu o Sport, e em 2002, caíram de uma vez, Portuguesa, Palmeiras e Botafogo. No ano 2003, o Palmeiras e o Botafogo tornaram a segunda divisão mais valorizada a partir de então. No quadrangular final, estiveram Palmeiras, Botafogo, Sport e o surpreendente Marília. Palmeiras ganhou a Série B, e o Botafogo foi o vice. Nessa época, apenas subiam dois. No mesmo ano, houve a derrocada do Bahia.

No ano de 2004, Bahia, Sport e Portuguesa disputaram a Série B, mas nenhum dos três conseguiu subir. Os promovidos foram Brasiliense e Fortaleza, deixando o Bahia pra trás. Portuguesa e Sport não chegaram sequer entre os oito melhores.

Nessa ano, na Série A, Grêmio era rebaixado mais uma vez, levando consigo Vitória e Guarani, e ainda o Criciúma. Na Série B de 2005, o Grêmio não fez uma brilhante campanha, mas conseguiu chegar ao quadrangular final, juntamente com Portuguesa, Náutico e Santa Cruz. A subida do Grêmio foi heróica, vencendo o Náutico no Recife por 1x0 com dois jogadores a menos e ainda com direito à perda de dois pênaltis por parte do alvirrubro pernambucano. O Santa Cruz foi promovido juntamente com o clube gaúcho, deixando a Portuguesa pra trás. O Guarani chegou entre os oito, mas não foi para o quadrangular final. O Vitória e o Bahia desceram abraçados para a Série C, e o Sport escapou por apenas um gol do mesmo destino. Coritiba e Atlético/MG desceram da Série A nessa era.

No ano 2006, o Atlético/MG começou mal, mas conseguiu engatar uma série de vitórias que o fizeram chegar ao título. O Sport foi o vice-campeão e também subiu, ao lado do Náutico e do América/RN. O Coritiba liderou várias rodadas, mas perdeu o acesso e terminou apenas no sexto lugar. A Portuguesa escapou da Série C na última rodada, mas o Guarani não teve a mesma sorte. O Vitória voltou para a Série B, mas deixou o Bahia pra trás.

Em 2007, o Coritba não repetiu os mesmos erros do ano anterior e subiu, levando consigo Portuguesa e Vitória, além do novato Ipatinga. O Bahia conseguiu voltar para a Série B. Enquanto isso, na Série B do ano seguinte, haveria uma visita ilustre: o Corinthians.

Dos membros do clube dos 13, na Série B de 2008, estavam apenas Corinthians e Bahia. O Corinthians subiu de forma brilhante, e o Bahia ficou apenas no meio da tabela. o Guarani voltou para a Série B, após dois anos de calvário na Série C. Da Série A, vieram castigados Vasco e Portuguesa.

Em 2009, após um mau começo, o Vasco conseguiu subir. o Guarani pôde ir junto ao clube carioca. No ano 2010, Coritiba e Sport estavam de volta à Série B, ao lado de Náutico e Santo André. O Coritiba voltou logo em 2010, mas Portuguesa e Sport ficaram no meio do caminho, enquanto Vitória, Goiás e Guarani foram rebaixados para a Série B.

Em 2011, Portuguesa subiu de forma brilhante, levando consigo Náutico, Ponte Preta e Sport. Vitória, Guarani e Goiás ficaram no meio do caminho. Para 2012, o Atlético/PR está marcando presença. Como se vê, a Série B já não é aquela competição do passado, hoje é bem mais valorizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Através de uma articulação do deputado estadual Henrique Queiroz Filho, mais de 60 mulheres concluíram cursos profissionalizantes

  Na última sexta-feira, dia 20, no Instituto Padre Luis Checcin, sessenta mulheres receberam o certificado desses cursos profissionalizante...