sexta-feira, 15 de junho de 2012

MORTE DE ADOLESCENTE ALERTA SOBRE MENINGITE

4430c6347800de941f47b3ac9116775a.jpg
Maria Luísa Valença, 16 anos, estava internada há dois dias
Foto: reprodução/Facebook

Do NE10
Na tarde desta quinta-feira (14) foi notificado um caso de morte em Pernambuco por meningite. A jovem Maria Luísa Valença, 16 anos, foi internada na última terça-feira (12) no hospital Santa Joana, entrou em coma e faleceu. A menina é filha do prefeito da cidade de Gravatá, Ozano Brito, e morava no Recife.

A meningite é uma doença que pode ser causada por vírus ou por bactérias. As virais são as mais simples, possuem sintomas semelhantes a gripes e, no geral, não necessitam de internação. Segundo a médica Fátima Lima, do Hospital Jayme da Fonte, a meningite bacteriana, é altamente contagiosa e grave. Por isso, deve ser tratada imediatamente.

A automedicação é muito perigosa e não deve ser feita já que existe um tipo de medicamento específico para os diferentes tipos de meningite que geralmente são causadas por meningococos, pneumococos ou hemófilos. Para confirmar o diagnóstico, é feito o exame líquor, onde é retirado um pouco de líquido da medula espinhal.

De acordo com a médica Analira Pimentel, os sintomas, no geral, são fortes dores de cabeça que não passam com analgésicos, febre e vômito. "Ao manifestar esses sintomas, o paciente deve se dirigir logo ao hospital para evitar que a bactéria se reproduza e assim a doença possa ser combatida com os antibióticos".

A doença é transmitida através de contato íntimo - como beijo, compartilhamento de copos e divisão do mesmo espaço físico pequeno por mais de uma hora. A médica explica que os colegas de classe da menina não precisam se desesperar: "Pode haver risco para os amigos mais próximos". Quem apenas estudava junto, mas não possuía relação ou proximidade física, não possui risco.

A vigilância epidemiológica esteve no colégio Damas, onde a menina estudava, e, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, as pessoas que eram mais próximas da menina estão sendo medicadas com antibiótico. De acordo com Adeilza Ferraz, da vigilância epidemiológica, elas totalizam 18 pacientes.

O velório da jovem está marcado para acontecer às 17h desta quinta no cemitério Morada da Paz e a cerimônia de cremação acontece na sexta (15), às 10h, no mesmo local. Em comunicado oficial, a prefeitura de Gravatá informou que, em respeito ao luto da família, as festas juninas desta sexta (15) e do sábado (16) foram canceladas. A programação dos dias 21, 22 e 23 seguem sem alteração. O colégio Damas informou que as aulas da 3ª série do Ensino Médio foram suspensas. As demais séries terão aula normalmente.

Fonte: Site do JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...