quinta-feira, 7 de junho de 2012

MORRE FILHA ÚNICA DE OSCAR NIEMEYER

A galerista Anna Maria Niemeyer, 82, única filha do arquiteto Oscar Niemeyer, 104, morreu nesta quarta-feira (6), no Rio de Janeiro.
Ela estava internada no hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio, desde o dia 1º deste mês.


O hospital informou que a causa da morte foi enfisema pulmonar.
Anna Maria era dona de uma galeria de arte na Gávea, que ficará fechada por dez dias
O velório será realizado na capela dois do cemitério São João Batista, a partir das 19h. O enterro está marcado para o mesmo local, na quinta-feira (7) às 13h.

João Sal - 15.dez.07/Folhapress
Oscar Niemeyer e sua filha Anna Maria Niemeyer na comemoração dos 100 anos do arquiteto
Oscar Niemeyer e sua filha Anna Maria Niemeyer na comemoração dos 100 anos do arquiteto
Anna Maria Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro e desde muito jovem colaborou com seu pai, dedicando-se à ambientação de interiores.
Trabalhou na Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil) nos Palácios da Alvorada e do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal, em Brasília, onde residiu de 1960 a 1973.
Com o pai, estudou uma linha de móveis produzido no Brasil e na Itália, que chegou a ter obras expostas em espaços como o Centre Georges Pompidou, em Paris; o Chiöstro Grande em Florença; a Organização das Nações Unidas em Nova York; o Salão de Paris; o Salone Del Móbile em Pádua; a Feira Internacional de Colônia; o Salão Internacional do Móvel de Milão, e em diversos museus brasileiros.
Em 1977, inicialmente no Leblon, inaugurou a galeria de arte com o seu nome. Em 1979, transferiu-se para o Shopping da Gávea, onde produziu, gerenciou, coordenou e organizou mais de 300 exposições individuais e coletivas.
Foi, com Victor Arruda e Italo Campofiorito, autora do projeto de criação do MAC-Niterói (Museu de Arte Contemporânea de Niterói). Deixa quatro filhos.

Fonte: UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista TOTAL designará representantes oficiais em todo o estado de Pernambuco e Fernando de Noronha

  A partir de hoje o veículo pernambucano está à disposição para receber candidatos dispostos a fazerem parte da revista que mais cresce no ...