terça-feira, 19 de junho de 2012

TEXTO ZERO DA RIO+20 É APROVADO

eb3644b473cf54f641ae11479923680a.jpg
As delegações dos 193 países que participam da Rio+20 revisam o documento final da conferência
Foto: Agência Brasil

As equipes de negociação finalmente aprovaram o documento oficial da Rio+20, que será enviado aos chefes de governo de Estado nesta quarta-feira (20). O conteúdo do texto se manteve como o finalizado na madrugada desta terça-feira pela delegação brasileira e foi entregue às demais delegações.

De acordo com Nikhil Chandavarkar, chefe de comunicação do secretariado da ONU para a Rio+20, houve descontentamento de todos os lados. "Habemus papa", declarou. Segundo ele, isso significa que provavelmente não se mexerá mais no conteúdo. É assim que ele será encaminhado para os chefes de Estado na cúpula de alto nível, onde então será oficialmente aprovado.

Os líderes têm a prerrogativa de fazer alguma alteração se quiserem, mas o porta-voz estimou que isso talvez não aconteça. Os delegados dos países estão neste momento ainda em plenária, expressando as suas opiniões, insatisfações, quais pontos não gostaram, "mas ninguém quebrou o consenso".

"Ao aceitar o documento, o país tem o direito de dizer em que ponto ficou decepcionado. Alguns, como os africanos e os europeus, disseram que queriam ver o apoio de um organismo mundial do meio ambiente, que o texto não tem. Mas os Estados Unidos apoiam o texto exatamente como está. Todo mundo aceita, mas num consenso sempre há infelicidade. Todo mundo está um pouco infeliz, mas aceita o linguajar como está."
Fonte: Agência Estado

Fonte: JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...