quarta-feira, 6 de junho de 2012

JOAQUIM FRANCISCO NA EXPECTATIVA

O fim da novela do PT em escolher o candidato à prefeitura do Recife pode de quebra, ajudar um ex-governador de Pernambuco. Joaquim Francisco (PSB) é o primeiro suplente do senador Humberto Costa (PT), escolhido pelo PT Nacional para disputar a prefeitura de Recife, rifando o atual prefeito João da Costa (PT).

Caso Humberto seja eleito, terá que abandonar o Senado, e quem assume é o primeiro suplente, no caso, Joaquim Francisco, nome que na época da eleição, em 2010, sofreu muitas resistências devido ao passado político do ex-governador - foi apoiador da ditadura, filiado ao PFL, e depois, DEM. - Joaquim foi governador de Pernambuco entre 1991 e 1995. Joaquim acompanhou calado todo o processo das prévias do PT, sem dar opiniões, provavelmente aguardando algum presente, presente este que pode chegar no caso da eleição de Humberto Costa.

Joaquim tem 61 anos, e começou sua vida pública em 1975, como secretário de trabalho do governo Moura Cavalcanti. Depois, foi prefeito de Recife por duas vezes, governador, ministro e deputado federal. Em 2009, tomou uma decisão que deixou todo o meio político surpreso: deixou o DEM para se filiar ao PSB, a convite do governador Eduardo Campos. Surpresa porque Joaquim sempre militou no campo adversário ao ex-governador Miguel Arraes, avô de Eduardo, tendo inclusive, em 1990, derrotado o candidato apoiado por ele - Jarbas Vasconcelos (PMDB) - e em 1994, apoiou o candidato Gustavo Krause (PFL), que foi derrotado por Arraes. Após entrar no PSB, mais polêmica. Eduardo convenceu Humberto a incluir Joaquim como seu primeiro suplente, o que deixou muitos petistas desconfiados. A segunda suplente de Humberto é a professora Pompéia Pessoa (PT), que se tornará primeira suplente de Joaquim caso ele assuma o Senado.

Coisas da política...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brasileirão começou. E novamente sem pernambucanos na elite

  Confronto entre o campeão da Série B, Vitória, e o campeão da Série A, Palmeiras. Deu Verdão. O Brasileiro 2024 começou, e assim como em 2...