domingo, 24 de junho de 2012

QUEM FOI JOÃO BATISTA?



Hoje, comemora-se o dia de São João. Mas quem foi João? Você, que comemora essa data, sabe quem foi ele? O LIMOEIRO NEWS vai falar um pouco desse grande personagem.

João Batista, segundo relatos do Evangelho de Lucas, era primo de Jesus. O seu nascimento foi um milagre, pois Isabel, sua mãe, já era de idade avançada. Quando o anjo anunciou a Zacarias, o seu pai, que ele teria um filho, Zacarias não acreditou e ficou mudo até o dia do nascimento de João; Consta-se, por pesquisas, que João Batista era da tribo e descendência de Levi, visto que seu pai era sacerdote. (Só os descendentes de Levi poderiam ser sacerdotes).

Ele, ainda no ventre de Isabel, teria manifestado gozo quando Maria, que já esperava Jesus em seu ventre, foi visitar sua mãe. João nasceu pouco depois e Zacarias, voltando a ter sua voz, louvou ao Senhor.

Quando cresceu, João começou a pregar no deserto. Ele vivia de forma bastante humilde; comia gafanhotos e mel silvestre, além de usar roupas simples. Seu apelido Batista veio porque ele batizava os que se arrependiam dos seus pecados.

João era muito humilde, não se vangloriava. Apesar de sua importância, ele negava isso. Quando Jesus foi à ele para ser Batizado, a reação de João foi essa: "Eu que devo ser batizado por você e tu vens a mim?"  Jesus, porém, respondeu: "Convém que seja assim", e João o batizou. João fazia questão de falar sobre Jesus nas suas pregações: "Eis que batizo, mas virá aquele que não sou digno nem de desamarrar suas sandálias". Dizia isso porque ele estava sendo apontado como o Messias. Em outro momento, João disse, sobre Jesus: "Convém que ele cresça e eu diminua".

João mandou seus discípulos perguntarem a Jesus se ele era o Messias ou deviam esperar outro. João fez isso, não porque não cresse em Jesus, mas porque seus discípulos não criam. Pouco depois, João foi preso, pois ele repreendia o rei Herodes por estar com a mulher do irmão dele.

No dia do aniversário de Herodes, ele prometeu o presente que a sua amada quisesse, ainda que fosse a metade do seu reino. Ela pediu a cabeça de João Batista. Herodes ficou triste, mas cumpriu a promessa e João foi decapitado e sepultado por seus discípulos.

Jesus falou sobre João: "Dentre todos nascido até agora, nenhum é maior que João. Mas o menor do reino dos céus é maior do que ele." Queria dizer do papel dele como profeta, pois apesar de estar no Novo Testamento, João pode ser considerado o último profeta do Antigo Testamento, onde era citado como "o Elias que havia de vir."

É preciso porém, esclarecer uma coisa: muitos confundem João Batista com o outro João, que foi discípulo de Jesus e escreveu o Evangelho, três cartas e o Apocalipse. Esse foi João Evangelista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...