quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PROGRAMA IDOSO EM MOVIMENTO DE LIMOEIRO É REFERÊNCIA NO INTERIOR PERNAMBUCANO



Os idosos de Limoeiro sorriem. Sorrisos que representam felicidade, autoestima e dignidade. Os idosos de Limoeiro dançam, cantam, participam de atividades físicas, viajam, se confraternizam e, principalmente, são vistos pela gestão municipal como cidadãos atuantes e que merecem respeito. O Programa Idoso em Movimento (PIM) é uma marca registrada da cidade. Para se ter uma ideia, o projeto antes de 2009 contava com cerca de 400 idosos. Nos últimos quatro anos, o número de integrantes mais do que dobrou. Atualmente, o PIM conta com aproximadamente 900 idosos, entre homens e mulheres. É a prova de como o município vem cuidando da terceira idade.
O PIM é uma organização de idosos que são acompanhados pela gestão municipal, com a finalidade de proporcionar as mesmas uma série de atividades com o objetivo de garantir dignidade, autoestima e a felicidade de quem muito tem a ensinar. Para que isso ocorra, o projeto engloba exercícios físicos, motivação e outras séries de atividades. Vale destacar que os idosos da cidade são sempre acompanhados por médicos.
Atualmente, Limoeiro conta com 13 grupos do PIM espalhados pelos bairros da cidade. “Sempre realizamos confraternizações e muitos passeios. Este programa me ajudou muito mais do que qualquer um pode imaginar”, ressaltou Maria de Lurdes, 71 anos, que faz parte do grupo Vida, Superação e Alegria. O prefeito Ricardo Teobaldo destaca que o PIM é referência na região e no Estado. “É notório que o PIM melhorou a qualidade de vida dos idosos. O cuidado com as pessoas tem sido prioridade em nossa gestão e vamos continuar investindo no programa e proporcionando uma vida ativa e alegre para todos”, completou.
Crescimento – Para a professora Ceça Amorim, coordenadora de um dos grupos, este número expressivo que o PIM vem alcançando se deve a muito investimento. “O prefeito acreditou e investiu neste importante programa. Agora serão criados mais dois grupos na Zona Rural, pois uma das ideias do prefeito é que o projeto seja itinerante, ou seja, nos deslocamos para dar oportunidade a todos. Serão mais idosos que terão a oportunidade de serem mais felizes”, disse.
A técnica operacional Helena Cristina destaca que Limoeiro é referência no programa e elogiou o prefeito que apostou nele. “Quando o Governo Federal vetou a verba muitos municípios imediatamente pararam com o projeto. Teobaldo fez diferente. Ele sabia a importância do projeto e continuou incentivando o programa apenas com verba municipal”, destacou Helena. Já a atual secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ana Cristina, adiantou que está em estudo a ampliação do programa, com a implantação de novos núcleos na cidade e nas comunidades rurais.
Taciana Carvalho e Alfredo Neto | Matéria Especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Raquel na Presidência?

 A fala de Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, que enxerga a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, "disputando a presidênci...