domingo, 11 de março de 2012

SERMÃO DA MONTANHA


Aqui vai o completo Sermão da Montanha, tudo o que ensinou nosso mestre Jesus. Você pratica?

Evangelho de Mateus, capítulos de 5 a 7.

"Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos. E ele passou a ensiná-los, dizendo:

Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra;
Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os perseguidos por causa da Justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois, quando por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem, e mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós.

Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta, senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte. Nem se acende uma candeia para colocar debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim também brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim para revogar, mas para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra.

Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.

Porque vos digo que se vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.

Ouvistes que foi dito aos antigos: "Não matarás", e: "Quem matar estará sujeito a julgamento."
Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo, se irar contra seu irmão, estará sujeito a um julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito ao julgamento do tribunal. e quem lhe chamar Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo.

Se pois, trazeres ao altar a tua oferta, ali lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tu oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; então, voltando, faze a tua oferta.

Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto ele está a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de juistiça, e sejas recolhido à prisão.

Em verdade te digo, que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.

Ouvistes o que foi dito: "Não adulterarás". Eu porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.

Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que perca um dos seus membros e não seja o teu corpo todo lançado no inferno.

E se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos seus membros e não vá todo o seu corpo para o inferno.

Também foi dito: "Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio".

Eu porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.

Também ouvistes o que foi dito aos antigos: "Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor todos os teus juramentos.

Eu porém, vos digo: de modo algum, jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; nem pela terra, por ser o estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser a cidade do grande Rei;

Nem jureis pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; Não, não. O que disto passar vem do maligno.

Ouvistes o que foi dito: "Olho por olho, dente por dente". Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra.(oferece o outro lado).

E ao que demandar comigo e tira-lhe a túnica, deixa-lhe também a capa;

Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas;

Dá a quem te pede e não volte as costas ao que deseja que lhe emprestes.

Ouvistes o que foi dito: "Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo."

Eu, porém, vos digo: "Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que se tornei filhos dos vosso Pai celeste, porque Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos.

Porque se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?

E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo?

Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, como o fim de serdes vistos por eles. doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai celeste.

Quando pois, deres esmolas, não toques trombetas diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade, vos digo, que já receberam sua recompensa. Tu porém, quando dares a esmolas, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita. Para que tua esmola fique em secreto. E teu Pai, que te vê em secreto, te recompensará.

E quando orardes, não sereis como os hipócritas, porque gostam de orar em pé, nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade, vos digo que eles já receberam a sua recompensa.

Tu, porém, quando orardes, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto. E teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

E orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois a eles. Porque, Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.

Portanto, orareis assim:

Pai Nosso, que estais nos céus,
Santificado seja o Teu Nome
Venha a Nós O Teu Reino
Seja feita a Tua vontade,
Assim na terra como nos céus.

O Pão Nosso de cada dia
Dai-nos hoje,
Perdoai as nossas dívidas,
Assim como nós perdoamos nossos devedores
Não nos deixes cair em tentação,
Mas livra-nos do mal

Pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre, Amém.

Porque se perdoades aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará,
Se porém não perdoades aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as ofensas.

Quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer aos homens que jejuam. Em verdade, vos digo que já receberam sua recompensa.

Tu, porém, quando jejuardes, unge a cabeça e lave o rosto. Com o fim de não parecer aos homens que jejuas, e sim, ao teu Pai, em secreto; e Teu Pai, que te vê em secreto, te recompensará.

Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e os ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós tesouro no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e e onde ladrões não escavam, nem roubam. porque onde está o teu tesouro, ali está o teu coração.

São os olhos a lâmpada do corpo. Se teus olhos forem bons, todo o teu corpo será iluminado. se porém, seus olhos, forem maus, o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se a um e amar ao outro. Ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro.

Por isso, vos digo. Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Observai as aves do céu; não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros. Contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós mais do que as aves?

Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida?

E porque andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo; eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo, que nem Salomão, com toda a sua glória, se vestiu como qualquer um deles.

Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: com o que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas essas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitas de todas elas. Buscai, pois em primeiro lugar, o reino e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará seus cuidados. Basta a cada dia seu próprio mal.

Não julgueis, para que não sejas julgados. Pois com o critério que julgardes, sereis julgados. E com a medida que tiveres medido, vos medirão também.

Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio olho?

Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tu tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, então verás claramente para tirar o argueiro do olho do teu irmão.

Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, para que não pisem com os pés, e voltando, vos dilacerem.

Pedi e dar-se-vos-á. buscai e achareis. Batei e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede, recebe. o que busca, encontra. E a quem bate, abri-se-lhe-á.

Ou qual dentre vós é o homem que se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?

Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra?

Ora, se vós que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará coisas boas aos que pedirem?

Tudo quanto, pois quereis que os homens vos façam, assim, fazei-o vós também a eles. Porque esta é a Lei e os Profetas.

Entrai pela porta estreita. Larga é a porta e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e muitos entram por ela. Porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para vida eterna, e são poucos os que acertam com ela.

Acautelai-vos dos falsos profetas, que se apresentam disfarçados de ovelhas, mas por dentro, são lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecerei. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?

Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz maus frutos. Não se pode a árvore boa produzir maus frutos e a árvore má produzir bons frutos. Toda a árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.

Assim, pois pelos seus frutos, os conhecereis. Nem todo o que diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome, não expelimos demônios, e em teu nome, não fizemos muitos milagres?

Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade.

Todo aquele, pois que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou sua casa sohre a areia. E caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas de sua doutrina. Porque ele ensinava como tendo autoridade e não como os escribas".

Um bom domingo para todos na presença de DEUS!
 
Blog Vila Dourada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista TOTAL designará representantes oficiais em todo o estado de Pernambuco e Fernando de Noronha

  A partir de hoje o veículo pernambucano está à disposição para receber candidatos dispostos a fazerem parte da revista que mais cresce no ...