segunda-feira, 28 de maio de 2012

POLÊMICA DE 1987

Você sempre ouve falar que Flamengo se intitula hexacampeão brasileiro (1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009). Mas você houve falar também que num desses anos, o campeão foi o Sport, no ano de 1987. Qual é a verdade?

Até 1986, o Brasileirão era inchado. Em 1979, o Campeonato Brasileiro chegou a ter o recorde de participantes de 94 clubes.

Em 1987, os treze clubes de maior torcida na época, que eram Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético/MG, Cruzeiro e Bahia resolveram se rebelar e fazer um campeonato apenas entre eles. Era criado o CLUBE DOS 13. Nessa ocasião, mais três clubes foram convidados para fazer o campeonato com eles, o Goiás, o Coritiba e o Santa Cruz. Nascia assim, a Copa União.

Mas a CBF tentou na época fazer um acordo com os clubes rebelados. Por outro lado, outros clubes protestavam, como por exemplo, Guarani, que era o então vice-campeão brasileiro. A CBF decidiu organizar um campeonato com eles; estavam ali Sport, Náutico, Guarani, Portuguesa, Vitória, Atlético/PR, Bangu, Ceará, Inter de Limeira, Criciúma, Joinville, Rio Branco-ES, Atlético/GO, CSA e Treze. O América/RJ também ia participar, mas se retirou da disputa. Essa competição foi batizada de Taça Roberto Gomes Pedrosa. Se não estavam entre os grandes clubes do país, mas eram clubes que mereciam respeito. Só para citar alguns exemplos, o Bangu foi vice-campeão dois anos antes, com 17 pontos à frente do campeão Coritiba. O Criciúma era um time respeitado na época e viria a ser campeão da Copa do Brasil quatro anos depois.

A CBF reuniu os clubes dos dois módulos para fazer o seguinte acordo: os campeões e vices de cada módulo fariam um quadrangular final para definir quem seria o campeão brasileiro de 1987. Todos os clubes assinaram, sem exceção; Eurico Miranda, que era o representante do C-13, atestou que a instituição assinou o documento favorável ao cruzamento.

Flamengo foi o campeão do Módulo Verde, e Internacional, foi o vice. Já no Módulo Amarelo, Sport e Guarani dividiram o título após o famoso 11x11 na cobrança de pênaltis.

Era hora do quadrangular final. Flamengo, Internacional, Sport e Guarani fariam o cruzamento. Os jogos até foram marcados. Mas Flamengo e Internacional se recusaram a participar, mesmo tendo assinado o cruzamento. Como previa o regulamento, deu W.O. e Sport e Guarani passaram diretamente para as finais. Em Campinas, empate 1x1. Em Recife, 1x0 para o Sport, que foi o campeão. Essa final foi em fevereiro de 1988, devido a tantas polêmicas.

Assim, o oficialmente, o Flamengo foi campeão cinco vezes: 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009, enquanto o Sport foi o campeão em 1987. O Flamengo, nessa data, ganhou apenas seu módulo, mas não o Campeonato Brasileiro, que envolvia os dois módulos. Outro mito que se espalhou é de que o Módulo Amarelo era segunda divisão, mito logo desmentido quando se lembra que nessa "segunda divisão" estava o Guarani, que foi vice-campeão brasileiro em 1986. A própria CBF, em seu site, diz que não houve segunda divisão em 1987. Eles contam, após 1985, o ano de 1988.

O Flamengo, era sem sombra de dúvidas, o melhor time da época, com a presença de Zico e cia. ltda., e sem dúvida, franco favorito ao título. Mas o que aconteceu é que o Flamengo não cumpriu o regulamento. Nesse quandrangular final que Fla e Inter se recusaram a disputar, tudo indicaria quatro caminhos: Flamengo seria tetra, Internacional seria tetra, Sport ganharia o título inédito ou o Guarani seria bi. Mas por conta de briga de bastidores, essa polêmica perdura até hoje. Nem Sport, nem Guarani têm culpa dessa briga toda. Eles cumpriram o regulamento estabelecido, coisa que Flamengo e Internacional se negaram a fazer. A prova é essa: em 1988, devidamente reconhecidos pela Conmebol e pela FIFA, Sport e Guarani disputaram a Taça Libertadores da América.

Portanto, pernambucano como é, o LIMOEIRO NEWS tem orgulho de dizer: em toda a história do Brasileirão, temos um semifinalista (Santa Cruz, em 1975), um vice-campeão (Náutico, em 1967) e um campeão (Sport, em 1987).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista TOTAL designará representantes oficiais em todo o estado de Pernambuco e Fernando de Noronha

  A partir de hoje o veículo pernambucano está à disposição para receber candidatos dispostos a fazerem parte da revista que mais cresce no ...