segunda-feira, 14 de maio de 2012

CRAS DE LIMOEIRO PROMOVE SEMANA DA FAMÍLIA



Na próxima terça-feira (15), a prefeitura de Limoeiro, através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), inicia o projeto Semana da Família. Serão vivenciadas atividades recreativas, serviços de saúde e orientações sociais com a população limoeirense de todas as idades. A partir das 8h, no CRAS Alto de São Sebastião (1) será promovida uma gincana com os coletivos do Projovem referenciados naquela unidade. Também haverá participação da comunidade e de instituições ligadas à rede de abrangência da área, a exemplo de escolas, postos de saúde e creches. Ainda na terça, a partir das 14h, no CRAS Rua Frei Estevão (2) serão vivenciadas as mesmas atividades da unidade co-irmã.
Na quarta (16), as comemorações alusivas a Semana da Família continua na Avenida Severino Pinheiro (em frente ao Galpão das Artes), no Centro de Limoeiro. Às 9h, uma mesa redonda contará com profissionais do programa Saúde da Família e técnicos de referência do CRAS, além de representantes da sociedade civil. De acordo com a coordenação do evento, o objetivo da mesa será de discutir a importância da família na sociedade e no fortalecimento dos vínculos do cidadão. No período de 10h as 13h a programação segue com um mutirão de beleza, cujo intuito será a valorização do cidadão limoeirense.
Mais Serviços – Dois estantes serão montados na calçada do Galpão das Artes. O primeiro será destinado aos serviços da assistência social. O participante contará com informações relacionadas aos serviços oferecidos na assistência municipal e quais as funções deste equipamento dentro da política pública. O segundo apresentará serviços de atendimento básico na saúde, como aferição de pressão arterial, medição de glicemia e esclarecimentos sobre os serviços de saúde oferecidos pelo município à família, a exemplo do CTA (Centro de Tratamento e Aconselhamento), CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) e CRF (Centro de Reabilitação Física).
Conheça o CRAS – O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços a Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. Assim temos nossa cidade com duas áreas de alto risco e vulnerabilidade cobertas por duas unidades de CRAS, sendo uma delas localizada no Alto de São Sebastião (CRAS 1) e a segunda localizada na Frei Estevão (CRAS 2).
O principal serviço ofertado pelo centro é o de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. Pensando nesta proteção e promoção da família, foram planejadas ações em uma semana que visam o fortalecimento desses vínculos, bem como a integração deste órgão de gestão territorial, sua área de abrangência e comunidade local.
Alfredo Neto / Departamento de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...