sábado, 21 de abril de 2012

21 DE ABRIL

Hoje, em todo país, é feriado. Feriado de Tiradentes. Quem foi Tiradentes? Você sabe?

O alferes Joaquim José da Silva Xavier, mineiro, nascido em 1746, foi o líder da Inconfidência Mineira, que pretendia a Independência do Brasil, com República, e a libertação dos escravos. Quem olhar para a bandeira de Minas Gerais, vê a frase: "Liberas quae sera tamen", que quer dizer, LIBERDADE, AINDA QUE TARDE.

Joaquim ganhou o apelido de Tiradentes por haver sido dentista. Tiradentes liderou esse movimento com o apoio de doze inconfidentes.A rainha de Portugal, D. Maria I, havia decretado a derrama; Mas em 1789, a Inconfidência foi desmantelada, pois Joaquim Silvério dos Reis traiu o movimento de denunciou a inconfidência, em troca do perdão de suas dividas. O governador, Visconde de Barbacena, mandou prender todos os inconfidentes. Tiradentes foi preso, e o processo foi longo.

Tiradentes atraiu para si a culpa, e ele foi declarado "digno de morte"; no dia 21 de abril de 1792, foi enforcado em praça pública, e em seguida, esquartejado. Seus sonhos viriam a ser realizados bem mais tarde: O Brasil só viria a ser independente em 1822, os escravos seriam libertados em 1888 e a Proclamação da República seria apenas em 1889.

Mas além da morte de Tiradentes, hoje se comemora o aniversário de Brasília. A nossa capital federal foi fundada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubstscheck. Pra quem não sabe, o desejo de transferir a capital do Rio de Janeiro para o interior já era bem antigo. Brasília, pra quem não sabe, foi sugerido pelo próprio José Bonifácio, no tempo de D. Pedro I.

Hoje, também lembram-se 27 anos da morte de Tancredo Neves, em quem as esperanças haviam sido depositadas após 21 anos de ditadura militar. Tancredo foi eleito por um Colégio Eleitoral, mas com certeza, se as eleições fossem diretas, ele seria eleito do mesmo jeito. Mas Tancredo,. na véspera de sua posse, passou mal, e foi internado. Veio a falecer no dia 21 de abril de 1985, e o vice, José Sarney, assumiu a presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...