terça-feira, 8 de outubro de 2019

Pedro Cipriano é o Hhomenageado do 17º Festival de Teatro de Limoeiro




O FESTEL, Festival de Teatro de Limoeiro, apresentará produções estudantil de várias localidades, e acontecerá de 27 de Outubro a 02 de Novembro de 2019, na cidade de Limoeiro, no agreste pernambucano. O festival sempre homenageia uma personalidade contribui ou se destaca por sua pela sua representatividade e produção teatral e cultural, dentro do município, nesta décima sétima edição, o Limoeirense Pedro Vicente Cipriano de Lima - PEDRO CIPRIANO, foi o escolhido pela Companhia de Eventos Lionarte.    Nascido em 28 de junho de 1968, Pedro Vicente Cipriano de Lima (Pedro Cipriano), é natural do distrito de Bom Sucesso cidade do Limoeiro / Pernambuco. Concluinte do Ensino Médio, formado em Teologia Pastoral, possui em seu currículo a formação em Três oficina de Teatro, e Dez participações no Festival Estudantil de Teatro do Limoeiro.

Uma participação no Festival de Dramaturgia de Pernambuco, onde foi premiado em segundo lugar com a obra ‘JARDIM DO CORAÇÃO’, Um Festival Escola Aberta do Estado de Pernambuco com abra ‘A BOTIJA DE SALOMÃO’, conquistando nove prêmios: melhor Texto Original, melhor Espetáculo, melhor Direção, melhor Espetáculo no voto popular, melhor Ator e Atriz Revelação, melhor Cenário, melhor Figurino e o Prêmio Especial  do Teatro.  A primeira participação no FESTEL, veio a partir do convite de um dos integrantes da Lionarte, naquele período, chamado Ronaldo Cavalcante, hoje falecido. A partir de então, com a sua colaboração, e através do estimulo o Festival de Teatro de Limoeiro proporcionava, teve início de uma caminhada de 10 anos de trabalho na Escola São José, localizada na comunidade do Bairro Nossa Senhora de Fátima, de onde saiam grandes talentos, revelados sob a orientação de Pedro. 

Estes tornaram-se profissionais de destaque na cidade uns deles se destaca no cenário brasileiro como: Lucas Gabriel, que participou das primeiras cenas da Novela ‘VELHO CHICO’ da Rede Globo e na minissérie ‘O CHÃO DE RIMAS E CAUSO E PROSAS’ na Tv Verde Mares do Estado do Ceará; e o jogador Everton Felipe com passagem no Sport, Internacional, Seleção Brasileira sub 17, São Paulo e Atlético do Paraná, ambos revelado no palco do FESTEL, por Pedro Cipriano. Após o fechamento da Escola São José, em Limoeiro, foi necessário cada um seguir seus caminhos, Pedro permaneceu realizando Teatro de Bonecos  e seguiu novos rumos com a Literatura de Cordel nas escolas da cidade de São José do Egito e região do Cariri do estado Ceará, onde conquistou 05 prêmios com obras de Folhetos Popular com a Caravana do Cordel, e ainda fez uma participação com figurante da novela ‘Velho Chico’.


Com uma longa história de vida, Pedro Cipriano é autor de textos teatrais como: Anjos de Rua, Mensageiro do céu, Anja da guarda, O Sumiço da Calu, A beleza da fera, O boi Espantalho, Jardim do coração e A Lenda da Botija de Salomão, sendo estes textos já montados. Já na Literatura de Cordel, são mais de 15 trabalhos, sendo eles: O Poeta e a Viola, O Misterioso Vicente, O garoto de Tauá, Maria das Piabas, A Botija de Salomão, O Menino da bola de meia, O menino que queria consolar Nosso Senhor, O homem que desafiou o Lobisomem, Sobre a luz do candeeiro, Festa Junina de antigamente, A Seca do Sertão, O Menino Pedro, O Caçoar da poesia, Limoeiro Terra de Índios e o andarilho. 


Assim, temos a honra de homenagear um incentivado e um entusiasta do movimento teatral e cultural da cidade, PEDRO CIPRIANO, é um Professor, Escritor, Ator, Diretor, Poeta, um Limoeirense compromissado com a Arte-Educação e responsável pela descoberta de jovens talentos dentro do município ao longo destes anos. Desta forma reconhecemos a sua importância dentro do movimento cultural de Limoeiro; dentro da história do FESTEL, e o seu trabalho sociocultural desenvolvido dentro das escolas com crianças e jovens, revelando novos talentos. Nesta edição a programação acontece de forma gratuita a toda população com espetáculos acontecendo no Centro Cultural, na Praça da Bandeira. A grade de espetáculos será divulgada em breve.

por Luiz Pereira Neto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...