segunda-feira, 14 de outubro de 2013

PROJETO LEVA GRATUITAMENTE CAPACITAÇÃO TEATRAL PARA CIDADES DO INTERIOR



O Teatro é uma das mais antigas expressões de arte na história da humanidade. Hoje, criar oportunidades para os jovens terem contato com esta arte é proporcionar a eles a expansão do conhecimento, criatividade e o desenvolvimento de diversas habilidades. Para atender aos aspirantes dos palcos, a Bersato produz de 09 de abril a 30 de dezembro o curso gratuito de formação teatral nas cidades de Goiana, Moreno, Triunfo e Limoeiro.

“O projeto visa fomenta a profissão de ator em cidades carentes neste mercado. Para isso, iremos oferecer a capacitação e o treinamento em artes cênicas. O primeiro local a receber o projeto foi Goiana, conta o instrutor de interpretação do curso, João Batista. Será realizada uma seleção próximo dia 11 de outubro a partir das 19h na antiga Rádio Jornal na praça da Bandeira. Para preencher as 25 vagas ofertadas, deverão se dirigir a Secretaria de Cultura no mesmo endereço e preencher ficha de inscrição. Os menores deverão ter autorização dos pais ou responsáveis. Os candidatos farão avaliação prática com a interpretação de um texto recomendado ou escolhido pelo próprio participante.

O Curso terá duração de 128h/aula de 29 de outubro a 14 de dezembro de 2012. O curso será ministrado de terça a sábado no novo Espaço Cultural Lionarte no Ponto Certo. Os instrutores serão João Batista (interpretação), Leila Freitas (voz), e Zuleika Ferreira (corpo), estes também são ator e atrizes do Teatro pernambucano.

Segundo o diretor da Bersato, Saturnino de Araújo, o curso é voltado para alunos de escolas públicas do ensino médio com idade acima dos 15 anos. Mas, ele lembra que a comunidade também poderá participar dentro da disponibilidade de vagas. “Atualmente, o mercado teatral deve crescer e se fortalecer no Estado. Isso significa mais chances de trabalho para os atores e atrizes. Porém, todo dom e talento, como o de representar, necessita de preparação e qualificação profissional”, afirma.

O projeto, que têm o incentivo do Funcultura, Fundarpe e Secretária de Cultura do Governo do Estado, irá basear as aulas na técnica chamada “O método” de Constantin Stanislaviski contida na obra “A preparação do ator”. Após a conclusão do curso, que dura cerca de dois meses, será montada uma peça para avaliação dos alunos, aberta ao público.

Maiores informações bersatoprocultural@gmail.com ou 81.8770-6380

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...