terça-feira, 17 de setembro de 2013

DOENÇAS VOCAIS SÃO A 2ª PRINCIPAL CAUSA DE AFASTAMENTO DE PROFESSORES

http://bmail.uol.com.br/attachment?msg_id=OTM0Ng&ctype=28275a.jpg&disposition=inline&folder=INBOX&attsize=454136
 A Lei Estadual nº 12.046/01, que institui o Programa de Saúde Vocal do professor de escolas públicas, foi discutida, ontem (11/09), durante audiência promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco. O evento foi solicitado pelo Conselho Regional de Fonoaudiologia - 4ª Região, que reivindica a implantação da norma, sancionada há 12 anos, mas ainda não regulamentada. 

De acordo com a conselheira da entidade, Sandra Alencastro, ´doença nas cordas vocais é a segunda maior causa de afastamento de professores da sala de aula no Estado`. Rouquidão, cansaço ao falar, garganta seca e dor na região da laríngea foram alguns dos sintomas citados pela falta de capacitação para o uso da voz. 

Para a representante do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFF), Ana Cristina Montenegro, falta sensibilidade do poder público. ´Um professor fora da sala de aula traz impactos para os alunos e para as finanças do Estado`, ponderou. 

O deputado federal, Paulo Rubem (PDT/PE), informou que tramita na Câmara dos Deputados projeto que estabelece políticas públicas voltadas para a saúde vocal dos professores em todo País. ´Estudos mostram que, com pouco mais de dois anos de trabalho, o profissional já começa a apresentar algum problema vocal`, alertou. 

A presidente da Associação de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (Assepe), Florentina Cabral, ressaltou a importância de um trabalho preventivo e da dificuldade de se conseguir laudo médico. ´Da primeira consulta até o encaminhamento ao fonoaudiólogo, leva-se mais de 60 dias. O Sistema de Assistência à Saúde do Servidor Público (Sassepe) atende mensalmente 940 pacientes no setor. Noventa por cento, são professores` detalhou. 

A presidente do colegiado, deputada Teresa Leitão (PT), registrou que ´encaminhará as sugestões à Secretaria Estadual de Educação`. Entre as propostas, estão: a revisão das atribuições dos fonoaudiólogos contratados como técnicos profissionais, a realização de concurso para fonoaudiólogo, a ampliação da assistência e prevenção no Sassepe e a participação dos professores na implantação da lei. 

Também participaram do encontro, o diretor de Assistência à Saúde do Servidor do Instituto de Recursos Humanos (IRH), Charles Ribeiro; e o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Pernambuco (Sintepe), José Ivo da Silva.
 
Informações da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...