Fluminense foi o campeão brasileiro, mas de acordo com site, o campeão deveria ter sido o Galo mineiro.
Não fossem os erros de arbitragem, Pernambuco permaneceria com dois representantes na elite em 2013. O Sport teria ficado na elite e o Flamengo seria rebaixado em seu lugar. Já o Náutico teria tido uma campanha ainda melhor.
No último domingo, chegou ao fim mais um Campeonato Brasileiro de Futebol. O Fluminense foi o campeão brasileiro, Atlético/MG o vice, e Sport, Palmeiras, Atlético/GO e Figueirense foram os quatro times que perderam o direito de disputar a elite no próximo ano.
Mas um site especializado em futebol, o PLACAR REAL, denuncia que alguns clubes foram muito beneficiados e outros foram prejudicados por erros de arbitragem. Sem os erros de arbitragem, a história teria sido diferente para a maioria dos clubes que disputaram a competição, seja para melhor ou para pior.
Placar Real denuncia que Sport e Náutico, os dois pernambucanos, estão entre os prejudicados por erros de arbitragem. O Sport acabou rebaixado para a Série B ao final da competição, mas o site mostra que o Leão teria permanecido na Primeira Divisão se não fossem os erros. O Sport, ao final do campeonato, teria somado 43 pontos, mas o Flamengo (que foi o mais beneficiado) teria somado apenas 40. O time da Gávea é quem teria sido rebaixado, ao lado de Palmeiras, Atlético/GO e Figueirense.O Sport ficou com 41 e caiu, enquanto Flamengo teve 10 pontos desonestos a mais e ficou na elite.
O Náutico também foi prejudicado, pois ao invés de ter somado 49 pontos, como aconteceu, teria somado 53 pontos, e teria ficado na oitava posição, ou seja, teria tido uma classificação mais tranquila para a Sul-Americana e Série A em 2013.
Mas não foram apenas os pernambucanos os grandes prejudicados. O Atlético/MG também sofreu um grande prejuízo, pois não fossem os erros de arbitragem, ele teria conquistado 76 pontos, e teria sido o campeão brasileiro, feito que não alcança desde 1971. O Galo teve 4 pontos a menos. Já o Fluminense, que foi o campeão com 77 pontos, teria tido oito pontos a menos, 69, e teria ficado na terceira colocação.
A CBF precisa tomar uma providência. Não há mais como mudar o que já foi consumado, mas para as próximas competições, algo tem que ser feito, para que mais clubes não venham a ser prejudicados ou beneficiados desonestamente em detrimento dos outros.
O blog LIMOEIRO NEWS traz agora pra você a situação de cada clube, como ficou, como teria sido, e as tabelas, a oficial e a do Placar Real:
1) FLUMINENSE - Campeão Brasileiro com 77 pontos, foi muito beneficiado pelas arbitragens. Foi o segundo clube mais beneficiado. Teria somado apenas 69 pontos e ficado na terceira posição, atrás de Atlético/MG e Grêmio.
2) ATLÉTICO/MG - Vice com 72 pontos, perdeu 4 pontos por causa dos erros dos árbitros. Teria sido campeão brasileiro após 41 anos.
3) GRÊMIO - O Tricolor Gaúcho teve 71 pontos, ganhou um ponto a mais do que seria realmente, mas foi prejudicado em se tratando de posição na tabela, pois foi o terceiro colocado, quando seria no outro cenário, vice-campeão brasileiro, com 70 pontos.
4) SÃO PAULO - O Tricolor Paulista também foi muito beneficiado. Ele teve 66 pontos e se classificou para a Liberadores. Mas na tabela do Placar Real, teria tido 63 e ficaria na quinta colocação. Mesmo assim, se classificaria para a Libertadores, por que o Corinthians, já classificado por ter vencido a edição mais recente da competição sul-americana, acabaria abrindo uma vaga.
5) VASCO - O alvinegro carioca teve 58 pontos e ficou na quinta posição, mas na tabela do Placar Real, teria tido apenas um ponto a menos, ficaria na sétima colocação.
6) CORINTHIANS - O alvinegro paulista também foi prejudicado. Obteve 57 pontos, mas teria obtido 66 pontos, de acordo com o Placar Real. Pelo sim, pelo não, o Corinthians iria para a Libertadores de qualquer jeito, visto que é o atual campeão da competição.
7) BOTAFOGO - O clube da estrela solitária somou 55 pontos e ficou na sétima colocação. Mas foi o único clube do Rio a perder pontos com erros de arbitragem. De acordo com o Placar Real, ele teria tido 59 pontos (4 a mais) e figuraria na sexta posição.
8) SANTOS - O time de Neymar também foi um dos mais beneficiados da competição. O Santos ficou na oitava posição, com 53 pontos. Mas de acordo com o Placar Real, o Santos teria 5 pontos a menos, ficaria com 48, na décima terceira posição.
9) CRUZEIRO - O time mineiro, ao contrário do seu maior rival, também foi muito beneficiado. Teve na tabela oficial 52 pontos, sendo o nono colocado. Mas de acordo com o Placar Real, ele teria 7 pontos a menos, ficaria com 45, próximo da zona de rebaixamento, na décima quinta posição.
10) INTERNACIONAL - O colorado gaúcho também foi um dos beneficiados. Teve 52 pontos e ficou na décima colocação, mas sem os erros de arbitragem, teria ficado uma posição abaixo, com 49 pontos.
11) FLAMENGO - O rubro-negro carioca foi o mais beneficiado com os erros da arbitragem brasileira, comprovando sua sina de time desonesto. O Flamengo, oficialmente, teve 50 pontos e figurou na décima primeira posição, sendo classificado para a Sul-Americana. Mas de acordo com o Placar Real, o Flamengo ganhou 10 pontos com os erros de arbitragem. De acordo com o site, o Flamengo deveria ter 40 pontos, e teria sido rebaixado, na décima oitava colocação. Pior para o Sport.
12) NÁUTICO - O alvirrubro pernambucano também foi prejudicado. O Náutico teve 49 pontos e ficou na décima segunda colocação, mas de acordo com o Placar Real, o Timbu teria tido 4 pontos a mais, totalizando 53 pontos, sendo o oitavo colocado.
13) CORITIBA - O alviverde paranaense também foi prejudicado pelos erros de arbitragem. Teve 48 pontos e ficou na décima terceira colocação, mas assim como o Náutico, poderia ter tido uma melhor sorte. De acordo com o Placar Real, o Coxa teria tido 4 pontos a mais, 52 pontos, e teria ficado em nono lugar.
14) PONTE PRETA - A situação da Macaca é indêntica a de Náutico e Coritiba: teve 48 pontos, figurou na décima quarta posição, mas teria tido 52 pontos e ficado na décima posição.
15) BAHIA - O Tricolor da Boa Terra teve 47 pontos. Inalterado no número de pontos, mas de acordo com o Placar Real, teria tido uma posição acima: foi décimo quinto, mas seria o décimo quarto.
16) PORTUGUESA - A Lusa do Canindé ficou com 45 pontos, escapando do rebaixamento na última rodada. Mas de acordo com o Placar Real, a Lusa deveria ter tido uma permanência mais tranquila, pois ele teria tido 4 pontos a mais, totalizando 49, e ficaria em décimo segundo, se classificando inclusive para a Sul-Americana.
17) SPORT - O Leão da Ilha Foi um dos mais prejudicados, não em matéria de pontos perdidos, mas por causa do resultado final. Teve 41 pontos, ficando na décima sétima posição e sendo rebaixado. De acordo com o Placar Real, o Leão teria tido dois pontos a mais, 43 pontos, mas teria ficado na décima sexta posição, escapando da queda. Melhor para o Flamengo.
18) PALMEIRAS - O alviverde paulista teve 34 pontos e ficou em décimo oitava. Foi um dos mais prejudicados, pois perdeu oito pontos com os erros de arbitragem. Mesmo assim, o Palmeiras seria rebaixado, com 42 pontos, na décima sétima colocação.
19) ATLÉTICO/GO - O rubro-negro goiano também foi beneficiado, com 5 pontos a mais. Teve 30 pontos, ficou na penúltima colocação, mas de acordo com o Placar Real, teria tido 25 pontos e terminaria segurando a lanterna. Sobrou para o Figueirense.
20) FIGUEIRENSE - O time de Santa Catarina seria rebaixado de qualquer jeito, mas pelo menos, não seria o lanterna: teve 30 pontos oficialmente, mas o Placar Real diz que o Figueira deveria ter tido dois pontos a mais, 32 pontos. Seria rebaixado, mas não seria o lanterna.
CONFIRA ABAIXO: PRIMEIRO, A TABELA OFICIAL. A SEGUNDA, É A TABELA DO PLACAR REAL, COMO TERIA FICADO SEM OS ERROS DE ARBITRAGEM: (FONTE: PLACAR REAL)
Vocês podem conferir pelo site: www.placarreal.com.br
|
||||||||||||||||||||||||||||
Nenhum comentário:
Postar um comentário