quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

FREVO É ELEITO PATRIMÔNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE

Um “Viva” para o nosso Frevo! O ritmo pernambucano recebeu da Unesco o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, na manhã desta quarta (5), em sessão solene, em Paris. De acordo com o presidente da Fundação de Cultura do Recife, André Brasileiro, o resultado da votação foi unânime. O comitê, formado por 250 membros de 183 país, elegeu o Frevo entre outras 35 manifestações artísticas de vários lugares do mundo.
De Pernambuco, André,  a secretária de cultura Simone Figueiredo, o prefeito de Olinda Renildo, o secretário da Casa Civil Tadeu Alencar,  Carmem Lelis e outros artistas prestigiaram a cerimônia.”Foi muito emocionante ver um símbolo de Pernambuco, e mais do que de Pernambuco, do Brasil ser reconhecido dessa forma”, declarou Tadeu.
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, também estava lá, ao lado de Jurema Machado, presidenta do IPHAN. O Frevo foi a única manifestação do Brasil a figurar a lista da 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. O ritmo pernambucano é o terceiro do país a receber o título. O Samba de Morro do Recôncavo Baiano e a aldeia indígena Wajapi também foram reconhecidos pela Unesco como patrimonio imaterial.
Registrando que o Frevo já é considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). (Fonte: NE10).

Postado por Thayanne Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Artistas são convocados a "declarar seu amor" por Limoeiro. Falta a cidade corresponder a esse amor

  A Prefeitura Municipal de Limoeiro lançou a Mostra Cultural Virtual sobre Limoeiro, onde cada artista seja de qual área for, poderá se ins...