segunda-feira, 4 de novembro de 2013

GALPÃO DAS ARTES GANHA MAIS UM PRÊMIO

Contando com a presença ilustre da professora Clara de Andrade Alvim, filha do primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a 26ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade reuniu os oito vencedores deste ano e convidados no Cine Brasília, na capital federal. A cerimônia da maior premiação nacional de reconhecimento a iniciativas de preservação, valorização e divulgação do patrimônio cultural brasileiro aconteceu na noite da quinta-feira, do dia 17 de outubro. O IPHAN também presenteou o público com o show de José Miguel Wisnik e Ná Ozzetti, que encerrou as comemorações de 2013.  Premiados e convidados foram recebidos pela presidenta do IPHAN, Jurema Machado, acompanhada pelos diretores e superintendentes do Instituto. 
A cerimônia contou também com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Ângelo Oswaldo, que também já presidiu o IPHAN. A 26º Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade celebrou ainda os 120 anos de nascimento do modernista Mário de Andrade, que entre todas as suas contribuições à cultura nacional também elaborou o anteprojeto de Lei de criação do atual IPHAN. Saudando os premiados e destacando a diversidade da cultura brasileira expressa nas ações vencedoras, a presidenta Jurema Machado relembrou a missão do IPHAN, ao longo de seus 77 anos de existência, período no qual “uma grande rede foi tecida”. Em função da trajetória da instituição, Jurema Machado ressaltou que atualmente “não há nenhum grande tema relacionado ao desenvolvimento sobre o qual o IPHAN não tenha algo a dizer. Espera-se que o IPHAN cuide das expressões culturais - ricas, mas frágeis - aquelas que Mário de Andrade inventariou pelo país afora e outras tantas que vem sendo trazidas por novas pesquisas e pelas demandas sociais”, concluiu.
 
Fonte: COISAS DA VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Raquel na Presidência?

 A fala de Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, que enxerga a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, "disputando a presidênci...