sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Origem das expressões DIREITA e ESQUERDA

Essas expressões que hoje estão na moda - não deveriam estar -, DIREITA e ESQUERDA, surgiu na época da Revolução Francesa. É que na França, no tempo do absolutismo, haviam o Primeiro Estado (Clero) o Segundo Estado (Nobreza) e o Terceiro Estado (Os demais habitantes, inclusive o povo mais pobre). Na ocasião, a Nobreza e o Clero tinham mais poderes e influências do que o Terceiro Estado. Reuniram-se certa vez em Assembleia Nacional Constituinte, e os que defendiam a Nobreza, a Alta Burguesia e o Clero sentavam-se à direita na convenção, enquanto aqueles mais revolucionários, os mais radicais, que representavam o Terceiro Estado, sentavam-se à esquerda na convenção. Daí, quando um político é conservador e defende economia liberal, ele é classificado como "direita", enquanto os que tem ideias mais voltadas para o socialismo estatal, são tidos como de "esquerda".
Detalhe: esse mesmo fato histórico também fez o geógrafo francês Alfred Sauvy, inspirado nas expressões Primeiro Estado, Segundo Estado e Terceiro Estado, também criar as expressões Primeiro Mundo (países capitalistas desenvolvidos), Segundo Mundo (os países que eram socialistas e tinham um desenvolvimento mais razoável) e Terceiro Mundo (os países subdesenvolvidos, independente de que ideologia segue).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Raquel na Presidência?

 A fala de Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, que enxerga a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, "disputando a presidênci...