quarta-feira, 17 de outubro de 2018

A Eleição das Rotulações

As eleições de 2018, principalmente neste segundo turno, estão marcadas por rotulações, muitas vezes absurdas. Independente da ideologia professada pelos candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT), soa como absurdo rotular eleitores, e até mesmo aqueles que pretendem votar branco / nulo.

Os eleitores que votam em Bolsonaro são chamados de "fascistas", "racistas", e coisas do tipo. Muitos desconhecem que muitas pessoas estão votando em Bolsonaro desencantadas com a política brasileira, e que ainda não aceitam a possibilidade da volta do PT ao poder. O PT, nos últimos tempos, se tornou uma sigla associada á corrupção (embora vários partidos tenham envolvimento com atos ilícitos). Desencantados, muitos querem dar seu voto a Bolsonaro acreditando em uma renovação.

Já os que votam em Haddad são muitas vezes taxados de "esquerdista", "comunista", "socialista" ou "petralha". Vale considerar que como foi Haddad quem sobrou, há muitas pessoas que não querem votar em Bolsonaro, por ele ter posições polêmicas e duras. Não é questão ideológica. Várias pessoas que sempre foram da centro-direita ou até da direita liberal e que sempre desprezaram o PT pensam em votar em Haddad neste segundo turno por conta das posições de Bolsonaro.

Os que votam nulo ou branco, também estão sendo rotulados, chamados de "covardes", e sendo acusados de ser "em cima do muro". Também é bom lembrar que muitos dos que votaram nulo, branco ou em um dos outros candidatos no primeiro turno não confiam nos dois candidatos que ficaram para a etapa final. Não se deve rotular nenhuma das pessoas que votam em qualquer um dos dois ou que decide anular o voto, ou votar em branco.

Enquanto isso, não se debate realmente os problemas do Brasil e os meios para resolvê-los...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Raquel na Presidência?

 A fala de Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, que enxerga a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, "disputando a presidênci...