terça-feira, 23 de outubro de 2018

Futebol: o carrasco dos grandes de São Paulo

Na última quarta-feira (17), o Cruzeiro conquistou a Copa do Brasil em cima do Corinthians, vencendo por 2x1 a partida em pleno Itaquerão. O time celeste alcançou o hexa da Copa do Brasil, além de se tornar o primeiro clube a vencer duas edições seguidas do torneio, disputado desde 1989 e que neste ano chegou à sua trigésima edição. A Raposa venceu também em 2017.

Mas o Cruzeiro também alcançou outra marca invejável: se tornou o único clube a vencer em finais de campeonatos nacionais de elite todos os quatro grandes times paulistas (Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Santos). Um deles foi vítima da Raposa no Brasileirão quando tinha mata-mata, e os outros três sofreram na Copa do Brasil com a força celeste.

Taça Brasil 1966: Santos foi o primeiro paulista vítima do Cruzeiro.
TAÇA BRASIL 1966: SANTOS 2X3 CRUZEIRO

No ano de 1966, a primeira vítima foi o Santos. Na época, o Cruzeiro "pegou em bomba", pois enfrentaria na final da Taça Brasil simplesmente o badalado Santos de Pelé, que era o então pentacampeão brasileiro, tendo ganhado cinco edições seguidas entre 1961 e 1965. Na primeira partida, em Belo Horizonte, foi 6x2 para a Raposa. O detalhe é que na época não havia desempate por saldo de gols. Se o Santos vencesse na Vila Belmiro, forçaria uma partida-desempate. Acontece que o Santos abriu 2x0, mas o Cruzeiro não se abalou e virou para 3x2, o time mineiro foi o campeão brasileiro em 1966. Em 2010, essa Taça Brasil foi reconhecida como Campeonato Brasileiro. Além de evitar o hexa do Santos, o Cruzeiro ainda conseguiu forçar que o mapa do futebol brasileiro se abrangesse mais e não se limitasse só ao Eixo-SP.
Copa do Brasil 1996: Palmeiras foi a segunda vítima da Raposa.

 COPA DO BRASIL 1996: PALMEIRAS 1X2 CRUZEIRO

Trinta anos depois, no ano de 1996, final da Copa do Brasil entre Cruzeiro e Palmeiras. A primeira partida foi realizada em Belo Horizonte. O Cruzeiro tentava ser bicampeão (havia vencido a edição de 1993), enquanto o Palmeiras tentava o título inédito. 1x1 em BH. Na partida da volta, no Estádio Palestra Itália, era certo que o Verdão seria campeão, dentro de casa, diante de sua torcida. E o Palmeiras abriu 1x0, deixando a torcida alviverde eufórica. Mas assim como trinta anos antes, o time celeste virou a partida para 2x1, calando o Palestra Itália e sendo consagrado bicampeão da Copa do Brasil. Dois anos depois, em 1998, o Palmeiras daria o troco, vencendo o mesmo Cruzeiro e faturando sua primeira Copa do Brasil.
Copa do Brasil 2000: Foi a vez do São Paulo sentir o gosto amargo.

 COPA DO BRASIL 2000: CRUZEIRO 2X1 SÃO PAULO

 Ano 2000. Na mesma competição o Cruzeiro tem pela frente na final agora outro time paulistano, o São Paulo. O time do Morumbi tentava sua conquista inédita (que até hoje não veio) e a Raposa queria o tricampeonato. Ao contrário das outras duas vezes, o Cruzeiro decidiu em casa. No Morumbi, o primeiro jogo foi 0x0. Não valia comemorar de véspera, pois do mesmo jeito que o Cruzeiro surpreendeu o Palmeiras quatro anos antes, ele poderia ser surpreendido por um time tão qualificado como o São Paulo. Acontece que em Belo Horizonte, o São Paulo chegou a sair na frente no placar. O Cruzeiro teria que fazer novamente uma virada, como aconteceu contra Santos e Palmeiras. E a virada aconteceu. o Cruzeiro foi campeão e se tornou tricampeão, deixando o São Paulo sem Copa do Brasil.

Copa do Brasil 2018: o Corinthians fechou a lista dos times de SP que sofreram nas mãos da Raposa em finais.
COPA DO BRASIL 2018: CORINTHIANS 1X2 CRUZEIRO 

2018. Agora, era a vez do Corinthians sofrer com a fúria azul. Mas assim como nas outras vezes, o Cruzeiro não sofreu tanto para ser campeão, nem fez virada em placar. Primeiro jogo, em Belo Horizonte, 1x0 para o Cruzeiro. Em pleno Itaquerão, 2x1 para o Cruzeiro, que se tornou hexacampeão (depois de 2000, venceu também em 2003 e 2017, ambas em cima do carioca Flamengo).

Fotos do Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...