terça-feira, 9 de outubro de 2018

LIONARTE divulga os espetáculos selecionados para a mostra estudantil do 16º Festival de Teatro de Limoeiro




A Companhia de Eventos Lionarte, divulga nesta segunda-feira, dia 08 de outubro, os espetáculos selecionados para participar da Mostra Estudantil Competitiva do 16º Festival de Teatro de Limoeiro. Foi recebido um total de 30 inscrições de Escolas, Grupos e/ou Companhias de Teatro, Instituições de caráter Sociocultural, entre outras, oriundas de diversas regiões do estado. 

O 16º FESTEL acontece no período de 23 de Novembro a 01 de Dezembro de 2018, e a seleção dos espetáculos foi realizada por uma comissão convidada, para tal fim, composta pelos seguintes profissionais: Radaméis Moura (Cia. de Eventos Lionarte), Cleiton Santiago (Pirilampos Produções e Entretenimentos) e Luiz Neto (Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer de Limoeiro). Os espetáculos foram avaliados pela comissão, considerando a documentação exigida no Artigo VIII, do regulamento. Durante a analise foi levado em conta não só a potencialidade artística de cada trabalho, mas também, a sua importância no âmbito formativo e sócio educacional realizado pelos mesmos em suas área de atuação. Justificando contudo, um dos eixos principais do FESTEL, que é oportunizar as artes cênicas a partir da preservação, difusão e incentivo à produção estudantil no interior pernambucano, promovendo a integração da comunidade escolar, da sociedade, de artistas e grupos, em prol da arte educação.


Assim, a organização do 16º FESTEL – Festival de Teatro de Limoeiro, ressalta que foram selecionados 12 espetáculos entre adultos e para Infância e Juventude. Sendo dois a mais do que estava previsto. Os trabalhos escolhidos abrangem uma margem de foram:


INFÂNCIA E JUVENTUDE
- “A Cegonha boa de Bico” - Núcleo de Pesquisa Cênica de Pernambuco e Máquina Teatral – Classificação [ L ]
- “A Ilha dos Sonhos” - Fundação Ana Lima do Recife – Classificação [ L ]
- “Céu Estrelado” - Grupo Teatral Pedra Polida / Centro Comunitário Vivendo e Aprendendo – Classificação [ L ]
- “Era Uma Vez na Terra Encantada” - Individual Model Escola de Atores e Modelos – Classificação [ L ]
- “Era uma Vez no fundo do Mar” - Garagem Cia de Teatro – Classificação [ L ]
- “O Reino do Manjoléu” - IFPE campus Vitória de Santo Antão – Classificação [ L ]

ADULTA
- “A Luz que Enxergo Dentro de Ti” - Escola Municipal Profª Vicência Conceição / Grupo Teatral Artecênica Zumbi dos Palmares (GTZAP) – Classificação [ 17 ]
- “Ao Madrugar das Incertezas” - Núcleo de Pesquisa Cênica de Pernambuco - Classificação [ 18 ]
- “Ele, Artaud! em Reperformance” - Escola Municipal de Arte João Pernambuco – Classificação [ L ]
- “Kosmos” - Grupo Estudantil de Teatro Macambira / Academia Santa Gertrudes – Classificação [ 12 ]
- “Romeu e Julieta” - VIII Turma de Iniciação Teatral - Cênicas Cia de Repertório – Classificação [ L ]
- “Tudo que é bonito é bordô” – UFPE – Classificação [ 16 ]


Os espetáculos da Mostra Estudantil Competitiva, serão apresentados no Auditório do Centro Cultural Ministro Marcos Vinícios Vilaça, localizado na Praça da Bandeira. Posteriormente a organização irá divulgar maiores informações como: os espetáculos que iram compor a Mostra Nacional Paralela, o Homenageado da 16º Edição do FESTEL, e a grade de programação completa.

O Festival de Teatro de Limoeiro é direcionado especialmente ao público estudantil (alunos, professores e toda comunidade escolar), sendo aberto ao público em geral, não só de Limoeiro, mas para das cidades circunvizinhas que desejam participar. As apresentações acontecem de forma gratuita. Até então o festival conta com o apoio da Prefeitura de Limoeiro através das Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer e Secretaria de Educação e Esporte, FACOL e Zé de Nena.


As escolas que participar levando suas turmas para assistir algum dos espetáculos podem entrar em contato conosco através do e-mail lionarte@gmail.com ou do telefone (81) 9 9668-2378.




por Luiz Pereira Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Raquel na Presidência?

 A fala de Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, que enxerga a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, "disputando a presidênci...