sábado, 27 de outubro de 2018

In Memoriam, Zácaras Garcia, será o homenageado no 16º Festival de Teatro de Limoeiro


Homenagem ao Ator, Diretor e Produtor Cultural, será entre aos familiares na noite do dia 1º de Dezembro durante a premiação do Festel. A Companhia de Eventos Lionarte, já definiu quem será o homenageado do 16º FESTEL – FESTIVAL DE TEATRO DE LIMOEIRO em 2018. Ator, Diretor e Produtor Cultural, Zácarias Gouveia de Lima, conhecido em todo estado como Zácaras Garcia, foi o escolhido e será a primeira homenagem in memoriam, que o Festival prestará.

Com cerca de 30 anos dedicados ao fazer teatral e a cultura de modo geral, Zácaras era um nome conhecido em todo estado por sua atuação politica cultural.  Presente em importantes projetos culturais realizados desde a capital até o interior; em seu histórico foi responsável pela fundação do “Grupo Teatral Psicoteatria” e do “Grupo Teatral Acaso”. Além de cerca de 20 trabalhos como ator e diretor, entre espetáculos e filmes. Foi presidente da Federação de Teatro de Pernambuco – FETEAPE, por dois mandatos. E participou de inúmeros festivais, dentro e fora do estado, aos quais em muitos integrou a equipe de Coordenação, a exemplo do FESTEL.

Parceiro antigo da Lionarte, Zácaras Garcia chegou a Limoeiro em meados de 2005 para desenvolver atividades de produção junto à companhia. A partir dai durante quase dez anos, o dia a dia de Zácaras foi dedicado à vida Limoeirense, onde fixou residência, e por duas gestões integrou a equipe da Prefeitura de Limoeiro, na pasta da Secretaria de Cultura e Juventude, na função de Assessor, e contribui no surgimento de relevantes ações para sociedade Limoeirense.

Assim, em forma de reconhecimento aos serviços prestados por Zácaras Garcia, com dedicação, responsabilidade, determinação e, sobretudo compromisso a produção cênica cultural de Limoeiro e de todo Estado de Pernambuco, é que a Companhia de Eventos Lionarte, presta esta justa e honrada homenagem.

“O 16º FESTEL - FESTIVAL DE TEATRO DE LIMOEIRO, acontecerá no período de 23 de novembro a 1º de Dezembro de 2018, com espetáculos acontecendo de FORMA GRATUITA, com programação para criança, jovens e adultos, e para população em geral. Em especial os estudantes, pois sabemos da importância de ofertamos aos jovens condições de expressar os seus conhecimentos pela interdisciplinaridade dentro dos nossos educandários, pois novas formas de ensino precisam ser definidas e experimentadas e nada melhor que o teatro para abrir essa possibilidade dentro do âmbito educacional, onde estaremos proporcionando o enriquecimento da nossa cultura através da Arte-Educação.” Afirma Radaméis Moura, Coordenador Geral do FESTEL.

Para a edição 2018, o FESTEL conta com o apoio da Prefeitura de Limoeiro/Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, FACOL, Zé de Nena, Trevo Piso e Revestimento, Colégio 3º Milênio, Lapon, Grande Hotel Limoeiro, além de outros parceiros que estão aderindo a este projeto de intercâmbio cultural e formação de plateia. As Escolas e Educandários interessados em trazer suas turmas para prestigiar nossa programação o agendamento e maiores informações podem ser feitas através do endereço lionarte@gmail.com.

por Luiz Pereira Neto  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Raquel na Presidência?

 A fala de Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, que enxerga a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, "disputando a presidênci...