segunda-feira, 1 de junho de 2015

Secretaria de Saúde realiza Projeto Mãe Feliz






Com o tema “Só há uma coisa no mundo mais bela que a mulher: a mãe”, aconteceu na manhã do dia 27 de Maio, o II Encontro do Projeto Mãe Feliz, que reuniu diversos profissionais da saúde e centenas de gestantes. O auditório da FACAL, serviu de palco para diversas palestras e orientações sobre autoestima, DSTs, higiene pessoal, os principais cuidados durante a gestação, e os direitos e deveres na gravidez.
E como muitas vezes a vaidade feminina é deixada de lado, pois cede o espaço ao bebê, uma parceria firmada com Biolook Cabeleleiro garantiu a beleza das mamães, onde foram oferecidos serviços de corte de cabelo, escova, manicure e pedicure. O evento ainda contou com atividades físicas orientadas, lanches, sorteio de brindes.
Presente ao evento, o secretário de Saúde, Orlando Jorge falou da importância da informação que as gestantes devem ter para consolidar uma gestação segura e prazerosa. “Temos que melhorar muito o nível de informação durante a gestação. Realizar regulares consultas de pré-natal, evitar certos tipos de alimentos e eliminar antigos vícios podem garantir uma gravidez saudável”, disse Orlando.
Segundo o prefeito Thiago Cavalcanti, a relação mãe e filho também é primordial, afinal é o inicio de uma nova família, isso quer dizer, que a criança tem que se sentir amada. “Família é algo sagrado. Por isso, nossa gestão tem priorizado encontros destes tipos para orientar e ajudar a essas mulheres do nosso município a realizar essa tarefa tão sublime: ser mãe”, falou o prefeito.
Um dos palestrantes e ex-secretário de Saúde de Limoeiro, Dr. Roberto Hamilton orientou sobre os tipos de partos e as consequências de cada um trás para a vida da gestante e do bebê. “Um dos índices preocupantes é o número de partos cesáreos realizados pelo SUS e rede particular. As cesáreas chegam a 80% das cirurgias realizadas. Eu como médico, sempre recomendo o parto normal, além de que a gestante junto com os exames de pré-natal realize consultas psicológicas”, informou Hamilton.

DIPML

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...