quinta-feira, 11 de abril de 2013

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIVULGA RESULTADO DE CONTROLE DA DENGUE EM LIMOEIRO



A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus chamado Flavivirus e transmitida ao homem pela picada do mosquito Aedes aegypti. Toda pessoa que apresente febre alta (39ºC a 40ºC) com duração de até sete dias, acompanhado de, pelo menos, dois sintomas como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no corpo ou nas juntas, prostação ou manchas avermelhadas pelo corpo, associados ou não à presença de hemorragias pode ter contraído a dengue, portanto, deve procurar uma unidade de saúde para receber tratamento e notificação do caso.
Em condições ambientais favoráveis, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 8 a 10 dias. Embora o verão já tenha acabado oficialmente, observamos que o calor permanece alto em nossa região. O calor acelera o ciclo reprodutivo do mosquito, de ovo a adulto, que ocorre em menos dias contribuindo para aumentar sua população. Da mesma forma, o calor também acelera a multiplicação do vírus dentro do mosquito, aumentando assim a chance da fêmea do Aedes aegypti transmitir a dengue antes de morrer.
Periodicamente, estamos divulgando as notificações de casos em nosso município e durante o ano de 2013 o setor de Epidemiologia da Secretaria de Municipal de Saúde registrou um total de 16 casos suspeitos de dengue.
Também estamos divulgando o resultado do LIRAa (Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti) da cidade de Limoeiro realizado no período de 04 a 06 de março de 2013. Neste levantamento foram visitados 2.296 imóveis da área urbana e apresentou resultado de 2,3%, que é considerado pelo Ministério da Saúde como médio risco para surto de dengue, lembrando que no último levantamento realizado em janeiro o índice verificado foi de 2,9% e classificava a cidade como médio risco.
O LIRAa é realizado através de uma amostragem de quarteirões, sendo que a cidade é dividida em 10 estratos, podendo um mesmo bairro e/ou localidade estar presente em estratos diferentes. Nas localidades situadas na Zona Rural do município, esse levantamento de índice não é feita por amostragem e sim pesquisando todos imóveis, através do levantamento de índice e tratamento (LIT).
Os quadros abaixo mostram os resultados do LIRAa e do LIT do município de Limoeiro:
Salientamos que neste último LIRAa foi verificado que 87,3% dos criadouros são do Grupo A2, que são os depósitos ao nível do solo para armazenamento doméstico de água (por exemplo, caixas d’água e tonéis), sendo recomendado nesta situação a cobertura e a vedação destes depósitos e em último caso o tratamento com larvicida realizado pelos Agentes de Endemias.
Também é importante esclarecer que um depósito de água sem a devida cobertura ou vedação, além de favorecer a reprodução do Aedes aegypti, há o risco da contaminação da água pela entrada de roedores, baratas e outros insetos. Por isso, é muito importante a participação da população cobrindo e vedando os depósitos de água evitando assim a proliferação do mosquito.
Por fim, informamos que nosso setor realiza a coleta de sangue para realização de exame laboratorial e diagnóstico da dengue, na sede da Vigilância Sanitária, na Rua da Alegria, 1224, no Centro de Limoeiro; fone 3628-1878 e email: vsa.limoeiro@hotmail.com.
Vigilância Sanitária de Limoeiro | Departamento de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Raquel na Presidência?

 A fala de Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, que enxerga a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, "disputando a presidênci...