sexta-feira, 17 de agosto de 2012

VIVO SE BENEFICIA DE PUNIÇÃO A CONCORRENTES; TIM É A MAIS PREJUDICADA

Atualizado às 17h30.
A operadora Vivo se beneficiou da punição da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) imposta às suas maiores concorrentes --TIM, Oi e Claro-- e ampliou a liderança no concorrido mercado de telefonia móvel do país. Entre as companhia suspensas, a TIM foi a mais prejudicada.


A Vivo conseguiu 461 mil novos usuários em julho, o maior ganho entre as empresas do setor, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira pela Anatel. A companhia encerrou o mês passado com 76,1 milhões de clientes em todo o Brasil.
Além de ver sua fatia no mercado subir 0,15 ponto percentual entre junho e julho --de 29,56% para 29,71%--, a Vivo retomou a liderança do concorrido mercado de celulares pré-pagos, que representam 81,49% das linhas no país. Os planos pós-pagos representam os 18,51% restantes.
Em junho, a liderança entre pré-pagos pertencia à TIM. Mas a Vivo aumentou sua partipação no mercado de pré-pagos em 0,17 ponto percentual --de 27,98% para 28,15%-- em um mês.

QUEDA DA TIM E DA OI
Somando as linhas dos planos pré e pós-pagos, a TIM, punida em 18 Estados e no Distrito Federal, foi a mais prejudicada ao perder 0,11 ponto percentual de participação no mercado. A empresa viu sua participação cair de 26,89% para 26,78% (queda de 0,11 ponto percentual).
A Oi, suspensa em três Estados e no DF, diminuiu sua fatia de 18,65% para 18,59% (queda de 0,06 ponto percentual).
Punida em apenas três Estados, a Claro cresceu 0,02 ponto percentual --de 24,58% para 24,60%.

AÇÃO "OPORTUNISTA"
No dia em que a punição passou a valer para TIM, Oi e Claro, o presidente da Vivo, Antonio Carlos Valente, disse que a empresa não iria adotar "nenhuma ação oportunista" para ganhar mercado com a medida da Anatel.
"A nossa estratégia é a que sempre adotamos", disse Valente. "Não vamos mudar de forma nenhuma e nem tomar nenhuma ação oportunista em relação ao mercado."

VENDAS AFETADAS
O número de novas habilitações de celulares no país cresceu apenas 0,11% em no mês passado por causa das restrições impostas pela Anatel às teles. Foram 279.723 novas habilitações, segundo a agência que regulamenta a telefonia fixa e móvel no Brasil.
O patamar de expansão ficou bem abaixo do verificado em anos anteriores no mês --acima de 1% desde 2000 na comparação com o mês anterior.

ENTENDA O CASO
Três das quatro maiores operadoras celulares --que representam, juntas, cerca de 70% do mercado-- ficaram 11 dias sem poder comercializar pacotes de voz e dados em diferentes Estados do país.
A suspensão, antecipada pela Folha em 18 de julho, vigorou entre 23 de julho e 2 de agosto.
A TIM, maior prejudicada pela decisão da Anatel, foi suspensa em 18 Estados e no Distrito Federal. A Oi não pôde comercializar novos serviços em cinco Estados e a Claro, em três.

Fonte: UOL Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quinta-feira - 18/04/2024

  A menos que aconteça alguma hecatombe, será muito difícil no Recife o atual prefeito João Campos (PSB) não ser reeleito. E provavelmente n...