quinta-feira, 16 de agosto de 2012

LIMOEIRO GANHA PONTO DE MEMÓRIA

Galpão das Artes fica no Centro da cidade
Para atender os diferentes grupos sociais do Brasil que não tiveram a oportunidade de narrar e expor suas próprias histórias, memórias e patrimônios nos museus, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), em parceria com o Programa Mais Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura; com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci/Ministério da Justiça) e com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), apoia ações de memória em comunidades populares das cinco regiões do país, por meio do Programa Pontos de Memória. 
Os Pontos de Memória têm por concepção reconstruir e fortalecer a memória social e coletiva de comunidades, a partir do cidadão e de suas origens, histórias e valores. Com metodologia participativa e dialógica, trabalham a memória de forma viva e dinâmica, como ferramenta de transformação social. Em estágio pleno de desenvolvimento, os Pontos de Memória são capazes de promover a melhoria da qualidade de vida da população e fortalecer as tradições locais e os laços de pertencimento, além de impulsionar o turismo e a economia local, contribuindo positivamente na redução da pobreza e violência. 
Também são considerados espaços de referências nos territórios, por estarem associados a locais de riqueza histórica e cultural. Além disso, os Pontos valorizam o protagonismo popular e concebem o museu como instrumento de mudança social e desenvolvimento sustentável. Ademais, entendem a memória como resultado de interações sociais e processos comunicacionais, os quais elegem aspectos do passado de acordo com as identidades e interesses dos componentes do grupo. Ainda por considerarem o patrimônio cultural como um processo social afirmativo de identidade coletiva e cidadania.
A especificidade do agora Ponto de Memória Galpão das Artes é estruturado no triângulo que atende a memória da infância com seus brinquedos populares, mestres da cultura popular da região agreste setentrional e zona da mata norte de Pernambuco e  a memória do Coronel Chico Heráclio. No primeiro vértice, dedicado aos brinquedos tradicionais apresenta artesãos como Jorge Raimundo com seu Mané Gostoso, Seu José,  com seu rói rói e Miro  com suas marionetes, natural de Carpina os dois últimos.
Além dos brinquedos em exposição, uma pinacoteca composta de sete telas retratando brinquedos populares concebidos pela limoeirense e artista plástica Róselis Alves ambienta o espaço dedicado ao Ponto de Memória que fica localizado à avenida Severino Pinheiro, nº 329, em Limoeiro, no agreste setentrional distante 77 km da capital . A entrada será gratuita e a partir de 1 de agosto, data oficial da abertura, o funcionamento será sempre as quartas e sextas feiras e quinzenalmente aos domingos com inserção de programação cultural .
Fábio André, coordenador do Ponto, acrescenta que além da exposição será oferecido oficina de brinquedos confeccionados a partir de material reciclado de forma agenda para crianças e educadores de escolas em geral, ministrada pelas artesãs Edna Alves e Rosi Almeida. Para o dia 22 de agosto, quarta-feira, às 19h30, na abertura oficial estarão presentes a gestora do Museu da Abolição e representante do IBRAM em Pernambuco, educadores, gestores em educação, lideranças comunitárias e imprensa.
Fonte: Blog do Agreste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista TOTAL designará representantes oficiais em todo o estado de Pernambuco e Fernando de Noronha

  A partir de hoje o veículo pernambucano está à disposição para receber candidatos dispostos a fazerem parte da revista que mais cresce no ...