terça-feira, 7 de agosto de 2012

CONHEÇA OS PARTIDOS POLÍTICOS

Você sabe os nomes e números dos atuais partidos políticos existentes no Brasil? Temos 30 partidos políticos no nosso país. Veja quem são eles, você vai conferir o número e o nome de cada um deles:

10 - PRB (Partido Republicano Brasileiro) - fundado em 2005, por membros da Igreja Universal do Reino de Deus. Seu membro maior foi o ex-vice-presidente José Alencar (1930-2011).

11- PP (Partido Progressista) - Partido que já se chamou PPR e PPB.

12- PDT (Partido Democrático Trabalhista) - Partido fundado por Leonel Brizola (1922-2004), é tido como herdeiro do trabalhismo de Getúlio Vargas.

13- PT (Partido dos Trabalhadores) - Partido fundado em 1980, por Lula e outras lideranças, ele já vem governando o Brasil desde 2003, com Lula, até 2011, e em seguida, com Dilma Rousseff.

14- PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) - Outro partido que reinvidica a herança do trabalhismo de Getúlio Vargas.

15- PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro) - Partido que surgiu como MDB, em oposição à ditadura. Hoje, ocupa a vice-presidência com Michel Temer. É o maior partido da nação.

16-PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados) - Um dos quatro partidos que ainda levanta a bandeira da esquerda radical e do socialismo. (Os outros são PSOL, PCO e PCB).

17- PSL (Partido Social Liberal) - Após a extinção do PFL e do PL, é o único partido que carrega o nome "liberal".

19- PTN (Partido Trabalhista Nacional) - Partido que sempre lembra a figura do ex-presidente Jânio Quadros (1917-1992).

20- PSC (Partido Social Cristão) - O partido é feito por pessoas, em sua maioria, evangélicas ou católicas mais praticantes.

21- PCB (Partido Comunista Brasileiro) - O partido é tido como o verdadeiro herdeiro do Partidão, fundado em 1922.

22- PR (Partido da República) - O PR surgiu como fusão do PL com o PRONA, do falecido e folclórico Enéias Carneiro.

23- PPS (Partido Popular Socialista) - O PPS foi fundado por Roberto Freire, também como herança do velho partidão. Faz oposição ao governo federal, e apesar do nome socialista, se alia a partidos como PSDB e DEM.

25- DEM (Democratas) - O DEM surgiu em 2007, em substituição ao PFL, devido aos maus resultados nas urnas. É um partido hedeiro da ARENA, partido da ditadura militar.

27- PSDC (Partido Social Democrata Cristão) - Representante da Social Democracia Cristã, movimento surgido nos anos 40. Ele é sempre lembrado pela presença de José Maria Eymael, que tem o jingle mais conhecido em campanhas eleitorais.

28- PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) - Partido comandado por José Fidélix.

29- PCO (Partido da Causa Operária) - Partido de esquerda mais radical que existe, nem mesmo o PSOL, PSTU e PCB escapam de suas críticas. É sempre lembrado pelo candidato a presidente Rui Costa Pimenta.

31- PHS (Partido Humanista da Solidariedade) - É um partido representante do Humanismo Solidário. Já se chamou PSN (Partido Solidarista Nacional).

33- PMN (Partido da Mobilização Nacional) - Partido que foi fundado por Celso Brandt.

36- PTC (Partido Trabalhista Cristão) - Representante do trabalhismo cristão.

40- PSB (Partido Socialista Brasileiro) - Partido fundado por Miguel Arraes (1916-2005), e hoje presidido pelo atual governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

43- PV (Partido Verde) - Partido que defende o desenvolvimento sustentável e a ecologia. Até pouco tempo atrás, tinha a ex-petista Marina Silva em seus quadros.

44- PRP (Partido Republicano Progressista) - Partido fundado para reunir o legado político de Ademar de Barros.

45- PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) - Partido representante da social-democracia brasileira, foi fundado em 1988 por dissidentes do PMDB. Governou o Brasil por duas vezes, como Fernando Henrique Cardoso.

50- PSOL (Partido do Socialismo e Liberdade) - Partido fundado por Heloísa Helena e por ex-integrantes do PT insatisfeitos.

51- PEN (Partido Ecológico Nacional) - Partido que defende a ecologia. Não disputa as eleições desse ano por ter sido registrado apenas em 2012.

54- PPL (Partido da Pátria Livre) - Partido fundado em 2011, tido como de esquerda.

55- PSD (Partido Social Democrático) - Partido fundado em 2011, por Gilberto Kassab, atual prefeito de São Paulo, apesar do pouco tempo de existência, é um partido muito forte.

65- PCdoB (Partido Comunista do Brasil) - Partido que reinvidica a herança do Partidão, mas é criticado por suas alianças por membros do PCB.

70- PTdoB (Partido Trabalhista do Brasil) - Partido fundado em 1989 por dissidentes do PTB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...