Imagem Galpão das Artes |
O Galpão das Artes é um espaço aonde a cultura e a educação caminham lado a lado, e mais uma vez cumpre o seu papel de levar arte a toda parte, possibilitando o acesso e a integração da diversidade do agreste setentrional Pernambucano. Com o Ponto de Memória Galpão das Artes, em Limoeiro (PE), Agreste Setentrional, 77 km distante do Recife é salvaguardar a cultura da infância. O foco dos brinquedos populares remete à máxima afirmando “quem brinca, brinca e quem não brinca perde a infância.
Ora nas feiras livres, ora nos mercados públicos e até mesmo de porta a porta com direito a pregão “vamos comprar criançada... menina bonita não paga, mas também não leva!“ Assim são encontrados os brinquedos populares no Nordeste brasileiro. Encontramos os brinquedos tradicionais, como: mané gostoso, baleadeira, pipa, rói rói e peteca. Também, aqueles criados à base de garrafa pet, a exemplo de bilboquê, barangandão, pega bola e vai e vem. Além disso, identificamos as marionetes de Miro da Boneca em formas de animais e personagens de folguedos populares.
Duas pinacotecas nos remetem as memórias da infância, sendo uma com sete telas resgatando os brinquedos, como pipa, catavento e boneca dentre outros assinada pela artista plástica Rosélis Alves. E uma outra que retrata as brincadeiras da infância assinada pelo limoeirense e artista Evaldo de Lemos. Ainda na saída do Ponto de Memória o visitante pode adquirir alguns brinquedos confeccionados pelos artesãos Jorge Raimundo e Edna Alves a preços acessíveis ao valor de R$ 5. Para o dia 22 de agosto, quarta-feira, às 19h30, na abertura oficial estarão presentes a gestora do Museu da Abolição e representante do IBRAM em Pernambuco, educadores, gestores em educação, lideranças comunitárias e imprensa.
Fonte: Blog do Agreste
Nenhum comentário:
Postar um comentário