terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

BR-408 ganha lombadas e passarelas em Paudalho

 / Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

Depois do protesto que resultou em um ônibus incendiado e três pessoas detidas na última sexta-feira (31), a Vila Guadalajara, em Paudalho, na Mata Norte do Estado, começou a receber as ações prometidas para evitar os atropelamentos na BR-408. Nesta segunda (3), duas lombadas foram instaladas para facilitar a travessia de pedestres. Esses trechos receberão duas passarelas, que começam a ser construídas já na próxima segunda-feira.
As medidas resultaram de uma reunião realizada no domingo (2) entre moradores da vila e representantes da Secretaria de Infraestrutura do Estado, da empresa responsável pela duplicação da rodovia e da prefeitura de Paudalho, além do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE) e Polícia Rodoviária Federal. Ficou decidido pela construção das passarelas no mesmo local onde foram instaladas as lombadas, nos quilômetros 46 e 48 da BR.
“A passarela vai facilitar muito. Mas também é preciso educar as pessoas para que não continuem atravessando depois que a obra estiver pronta”, sugere o cobrador de ônibus João Francisco da Silva, 27 anos. Com o objetivo de orientar melhor os pedestres, agentes de trânsito do DER começaram a realizar no local e nas escolas da área a campanha educativa Travessia Segura.
A perspectiva da construção das passarelas traz mais tranquilidade para a dona de casa Maria Suênia do Nascimento, 26, que precisa cruzar a rodovia para levar o filho de 8 anos para a escola. “Os motoristas têm que reduzir a velocidade aqui, mas passam correndo muito. Conheço muita gente que já foi atropelada”, lamenta a dona de casa.
Entre os moradores da Vila Guadalajara, as histórias de atropelamentos já se tornaram comuns. “Três pessoas da minha família já morreram, mas já faz tempo. Com a duplicação, ficou ainda mais difícil de atravessar”, reclama a comerciante Vera Lúcia de Lima, 61. Segundo o DER, a construção das passarelas demorou devido aos processos de desapropriação nos trechos onde o fluxo de pedestres é mais intenso na BR-408.

FONTE: JC ONLINE

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