terça-feira, 11 de março de 2014

Prefeitura inicia vacinação contra HPV para meninas entre 11 e 13 anos



A Prefeitura Municipal de Limoeiro iniciou nesta segunda-feira (10) a campanha de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que será realizada nas Unidades de Saúde Familiar e nas Escolas Públicas e Privadas. A ação, que tem como objetivo imunizar meninas e adolescentes de 11 a 13 anos, será realizada no período de 10 de março a 10 de abril.

O Secretário de Saúde, Orlando Jorge, destacou que o HPV é o principal causador do câncer de colo de útero. “As meninas devem receber três doses. Uma nesta campanha, a segunda dose após seis meses e a terceira cinco anos depois. A vacina protege a usuária dos subtipos 16 e 18 do HPV, mas não dos outros subtipos nem de outras doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, é sempre importante usar a camisinha”, explica Orlando.

O secretário enfatizou que a meta é vacinar a maior quantidade possível de crianças e adolescentes. “É importante que seja perguntado ao diretor da sua escola qual dia a equipe da Secretaria de Saúde irá lhe vacinar. E ainda só serão vacinadas as adolescentes que apresentarem a caderneta de vacinação ou documentação que comprove sua idade”. Orlando ressaltou que se estima que 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada, e que 75% das mulheres contraiam a infecção durante algum período das suas vidas. A vacinação é uma das formas mais efetivas de evitar que as meninas e adolescentes de 11 a 13 anos contraiam a doença.

Erivaldo Carvalho - DIPML

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Raquel na Presidência?

 A fala de Marconi Perillo, presidente nacional do PSDB, que enxerga a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, "disputando a presidênci...