segunda-feira, 22 de outubro de 2012

LIONARTE COMPLETA 24 ANOS


Duas máscaras. Uma representando a Tragédia, outra representando a Comédia, unidas por um x que representa os diversos caminhos que a Cia. de Eventos Lionarte já percorreu, e que há de percorrer durante sua existência. Letras sobrepostas sobre as máscaras, onde lê-se LIONARTE, que quer dizer ‘Limoeiro na Arte’, uma palavra, diversos significados, varias histórias. Cores contrastantes, Marrom, Amarelo e Preto que unidas a tudo isso, originam a logomarca de uma das mais antigas companhias de teatro do interior pernambucano, a Cia. de Eventos Lionarte. Uma companhia com pés fincados no teatro, mas com olhos para todas as formas de manifestações artísticas presente ao seu redor.

A Lionarte, originária de Limoeiro-PE, entrou em cena pela primeira vez em 31 de Outubro de 1997, encenando o espetáculo “Liberdade”, ainda como um grupo de Oficinandos, e em 31 de Setembro de 1988, passa a ser de fato e direito, oficialmente uma companhia de teatro, a Cia. de Eventos Lionarte. Assim, em 2012, a companhia completa 24 anos de existência, ou como os próprios integrantes preferem “de desafios em cena”. Desafios, porque desde a sua formação, a cada novo trabalho o grupo procura sempre encontrar o novo, com propostas para uma renovação constante na criação, linguagem, estilo, técnica etc.

Definir a Cia. Lionarte por meio de estilo ou gênero específico é praticamente impossível. Em sua trajetória, os espetáculos se diversificam muito. O nosso teatro é popular e diversificado. A cada espetáculo, um novo mundo, uma saborosa mistura de linguagens e autores em grandes e clássicas obras. Um exemplo foi a combinação entre a conhecida obra do espanhol Miguel de Cervantes, com o histórico Dom Quixote de La Mancha e seu fiel escudeiro Sancho, ressurgindo no sertão Nordestino, vivendo intensas aventuras, num espetáculo que, além da conquista de um novo universo, promoveu um novo olhar no fazer teatral Limoeirense.

O objetivo da companhia é retratar a cultura brasileira, com um teatro inovador, reflexivo, popular e de formação de plateia, ao tempo que possibilita também a apresentação de novos autores. Rita de Cássia, uma das fundadoras da Lionarte, afirma. “Através do nosso teatro, a gente quer se mostrar, e mostrar para as pessoas que nós temos nossa parcela de contribuição no cenário cultural Limoeirense, Pernambucano e Brasileiro. E de modo geral dentro da história mundial, através de nossas montagens”. Um dos principais espetáculos, presentes no nosso repertório e que retrata a cultura pernambucana, chama-se ‘Pernambucar’, obra esta que mistura a linguagem teatral e da dança, passeia, nos diversos ritmos presentes na cultura do nosso estado, com elementos e personalidades de tradições da cultura popular. Num espetáculo que projeta a Lionarte para Pernambuco, recebendo o reconhecimento de público e crítica.

A companhia retrata ainda o dia-dia da sociedade por meio de personagens marcantes e cômicos, como no caso do Espetáculo “O Rico Avarento”, montado em 1988 e remontado 1992, devido o seu grande sucesso. “Produzir espetáculos que unam a responsabilidade social, inovação, uma boa dose de humor e a reação positiva do público, pra nós é bastante gratificante”, diz Cláudia Correia, que também é integrante do Grupo, e ainda completa. “... Este é um desafio que nos recompensa muito, porque podemos entrar em cena com uma sensação de mal estar, mas no final das contas a reação do público nos reanima, nos revigora para novos desafios.”, acrescenta ele.

Com isso, além das reações da plateia durante as apresentações, a Lionarte, que surgiu a partir de uma Oficina, promove a renovação dos seus profissionais, através da realização da grandiosa serie de Oficinas nomeadas de ‘Vamos Brincar de fazer Teatro’, uma experiência de formação, única no Agreste Setentrional Pernambucano, reunindo profissionais de alta experiência e excelência. Teatro é uma coisa essencialmente prática, onde você experimenta mesmo, não adianta pensar numa ideia e simplesmente concebê-la, nela você deixa de ser você e passa a ser outro alguém, pensando, experimentando e fazendo, num processo de autoexperimento. Define Paulo Neto, que atua, escreve e dirige, dentro do grupo.

“Ao completar mais um ano de vida, mais um ano de atividade, a Lionarte, busca em seus projetos, o novo, busca um dialogo ainda maior com o público, respeitando sempre esta relação muito fiel e íntima com a sua plateia”. Afirma um dos fundadores da companhia, Radaméis Moura. “Quando decidimos realizar anualmente o antigo Festival de Teatro Estudantil de Limoeiro, o FESTEL, hoje, Festival de Teatro de Limoeiro, abrimos por fim as portas de nossa casa, as portas de Limoeiro, para recebermos produções artísticas não só de Teatro, mas de Dança, Circo e de todas as diversas manifestações culturais, e durante alguns dias apresentá-las ao público, incentivado o surgimento do personagem principal desta história. A ator e o público. Ao mesmo tempo em que estávamos nos deliciando com “aquilo”, que gostamos de fazer, onde gostamos de viver, o teatro.”, completa.

Em meio a tantas idas e vinda, entre tantas invenções e reinvenções, a Lionarte, mostra com a encenação da Caminhada Natalina, que toda a história, apesar de possuir o mesmo enredo, pode sim, passear no vasto universo cênico que o teatro possibilita. Fazendo assim que todos passem a pensar no futuro, pensar aonde a gente pode ir, que tipo de contribuição podemos dar, que tipo de reflexão é importante termos. Assim narrar a história da Lionarte vai se costurando por entre a vida dos integrantes. E todos se perguntam, qual é o lugar do teatro neste mundo? São mais de duas décadas em cena, mais de duas décadas de pulsantes emoções. Com uma sensação de que valeu a experiência, de que tudo valeu e vale a pena, num sentimento comum a todos os atores.

Em seus trabalhos o grupos sempre conta com o apoio de escolas e empresas, que acreditam na companhia, e que possuem seu nome atrelado aos produtos do grupo, como é o caso da Escola Salesiano Padre Rinalde, da cidade de Carpina, a Proec Shopping Escolar, a Prefeitura de Limoeiro, a Casa Primor, a Marcant Equipamentos ambos de Limoeiro. Entidades como a Sociedade Musical Santa Cecília, o Sated-PE, a FETEAPE, Escola Estadual Padre Nicolau Pimentel, a Vivo Encena, são entidades parceiras da Cia. de Eventos Lionarte, em suas ações.

Mas a maior preocupação da companhia não é com o passado, mas com o futuro, com tudo aquilo que ainda virá. Foram anos de luta, persistência e desafios. Sabemos que tudo que já fizemos foi importante, mas que tudo que ainda há de ser feito, é mais importante ainda, por isso devemos permanecer com a mesma humildade de sempre. Iremos sim, continuar com nosso “estilo Lionarteano de ser”, apresentando um teatro sólido, de qualidade e de respeito, Na busca dedicada de novos projetos e de novos melhoramentos, preservando dentro de cada um dos integrantes, o afeto e o coletivo. Reafirma que a família chamada Lionarte ainda tem muita gente para emocionar. “A Lionarte para mim é uma maneira de me sentir viva, afinal de contas são vinte quatro anos em cena, explodindo emoções em nosso público fiel.” Encerra a presidente da companhia, Rosângela Maria.

Fonte: Blog Coisas da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...