sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ARTIGO: AVENIDA BRASIL


Na noite de hoje, termina a novela Avenida Brasil. Hoje, o País vai parar, principalmente para conferir os finais das vilãs Carminha (Adriana Esteves) e Nina (Débora Falabela), dos mocinhos Jorginho (Cauã Reymond) e Tufão (Murilo Benício), além de saberem quem matou Max (Marcelo Novaes). Não errei em considerar Nina vilã, pois ela tem sede e desejo de vingança. E é bom deixar bem claro que os princípios cristãos reprovam qualquer desejo de vingança contra quem quer que seja.

Quero aqui deixar bem claro que nada tenho contra as novelas. Eu mesmo as assisto para me ajudar a me inspirar nas histórias de Vila Dourada, histórias que eu escrevo e desenho. Porém, o que não entendo é o seguinte: o povo para pra ver o final de uma novela, mas não é capaz de parar pra ver o que seu deputado faz no Congresso, o que seu vereador faz na Câmara. Hoje, sei que muita gente vai estar mais em frente à TV para ver o final da novela do que estariam pessoas assistindo reunião numa Câmara Municipal.

Não entendo como Carminha e Nina podem estar mais na boca do povo do que a CPI do Cachoeira ou o julgamento do Mensalão, pois são fatos que interessam diretamente ao nosso bolso. Pagamos muitos impostos e queremos saber pra onde vai nosso dinheiro. O que aconteceu no caso do Cachoeira e do Mensalão foi um verdadeiro assalto aos nossos bolsos, aos cofres públicos. Entendam: dinheiro do cofre público é SEU dinheiro, é MEU dinheiro. Quando compramos qualquer coisa (até mesmo uma bala), uma parte do dinheiro é para o Governo. Se não fossem os impostos, as coisas que possuímos e temos seriam mais baratas, mas eles praticam o preço que praticam porque precisam pagar impostos. É triste ver que no Brasil, ainda há um desinteresse da população por política. Mal sabem elas que todas as decisões que influenciam sua vida vêm de decisões políticas. Até mesmo quem diz não gostar de política, está fazendo política de um jeito ou de outro. Existe aquela velha frase que diz: "Quem não gosta de política, é governado por quem gosta."

Peço apenas uma reflexão. Se quiser assistir hoje à novela, pode assistir. TALVEZ, até eu dê uma olhada, também. Mas pare e pense, se o que acontecer com Carminha e cia. e saber quem matou Max vai mudar sua vida. Mas lembre-se daquele parlamentar que pode estar fazendo uma lei contra você ou a seu favor. Isso, sim pode mudar sua vida. Pra melhor ou pra pior.

Valdenes Guilherme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...