segunda-feira, 5 de maio de 2014

DEM e Solidariedade anunciam hoje apoio ao PSB

Para muitos que amam política, a ideologia foi relegada mesmo a segundo plano. Quem não se lembra do famoso PFL, partido que foi um dos maiores combatentes contra o ex-governador Miguel Arraes? Em todos os três governos de Arraes, PFL lhe fazia oposição. Nos anos 60 e 70, PFL, que era ARENA, apoiava o Governo Militar, que derrubou e exilou "Pai Arraia", como era chamado carinhosamente. Em 1986, Arraes derrotou José Múcio, então no PFL. Em 1990, Arraes apoiou Jarbas, que perdeu para Joaquim Francisco, então no PFL. Em 1994, Arraes venceu outro candidato do PFL, Gustavo Krause. Em 1998, Arraes perdeu para Jarbas, que era apoiado pelo PFL. Em 2002, Dilton da Conti (PSB) nem sequer chegou no segundo lugar, e Jarbas foi reeleito. Em 2006, Eduardo Campos, neto de Arraes, derrotou Mendonça Filho (PFL). Em 2010, Eduardo foi reeleito derrotando Jarbas, apoiado pelo DEM, antigo PFL.

Essa longa inimizade do PSB com o DEM pode chegar ao fim hoje. O DEM, juntamente com o Solidariedade, anunciará o apoio ao candidato do PSB, Paulo Câmara. Para justificar a aliança, o presidente estadual do Democratas, Mendonça Filho, alega que mantém coerência e não se alia ao PT. "Armando Monteiro é um candidato qualificado, mas ele tem apoio e está com o PT. Não poderemos jamais nos unirmos ao PT", justificou o democrata. O Solidariedade, presidido no estado por Augusto Coutinho, ex-DEM e que sempre fez oposição a Eduardo, usa a mesma justificativa para a aliança.

Além do DEM e do Solidariedade, outro partido ex-oposição que faz parte da coligação de Câmara é o PMDB, que tem como figura central no estado o senador Jarbas Vasconcelos. O PMDB tem inclusive, Raul Henry como candidato a vice na chapa de Paulo Câmara. Quem também faz parte da aliança é o PSDB, outro partido que antes fazia oposição a Eduardo.

O evento acontece hoje a partir das 15h em Boa Viagem e conta com a presença de toda a Frente Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quarta-feira - 24/04/2024

Político mais longevo da atual República brasileira, José Sarney completa hoje 94 anos de idade. Nascido em 24 de abril de 1930 em Pinheiro,...