sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Brasileirão de 2014 chega ao fim neste final de semana

Neste fim de semana, será realizada a última rodada do Campeonato Brasileiro de futebol profissional. 20 clubes lutaram para levantar o título, que acabou ficando com o Cruzeiro, que se tornou tetra campeão brasileiro. Também ganhou em 1966, 2003 e 2013.

O campeonato foi marcado pela presença duvidosa do Fluminense, que foi rebaixado no ano passado, mas acabou sendo beneficiado no tapetão com a perda de quatro pontos da Portuguesa, que esse ano foi forçada a disputar a Série B. Triste final para a Lusa, que acabou caindo para a Série C, enquanto o Flu - que deveria ter disputado a Série B - ficou entre os oito primeiros colocados do campeonato.

O campeonato realizado no ano da Copa do Mundo no Brasil teve a ausência do Vasco, que foi rebaixado no ano passado e disputou a Série B, subindo novamente neste ano.

O G4 já está definido: Cruzeiro, São Paulo, Corinthians e Internacional. Já os times que vão para a segunda divisão, dois já estão definidos: Criciúma e Botafogo. Três times ainda lutam para não ficarem com as outras duas vagas: Bahia, Vitória e Palmeiras. O Bahia é o que tem a missão mais difícil: precisa vencer o Coritiba fora de casa e torcer pelas derrotas de Palmeiras e Vitória em seus campos. O Palmeiras só depende dele, vai jogar em casa contra o Atlético/PR. Já o Vitória vai jogar contra o Santos em Salvador e terá que torcer por uma vitória do Atlético/PR em São Paulo.

Na Série A deste ano, Pernambuco teve um representante: O Sport, que no início namorou com o G4, mas caiu de rendimento e chegou a assustar a torcida com um possível rebaixamento, mas conseguiu se manter na elite e ainda se classificou para a Copa Sul-Americana. Caso Vitória e Bahia caiam no próximo domingo, Sport se tornará o único representante do Nordeste na competição, uma vez que nenhum clube da região conseguiu subir para a Série A. Apenas dois clubes já representaram sozinhos o Nordeste: o Vitória em 2004 e o Fortaleza em 2005.

Quanto aos novos integrantes da Série A, teremos a volta do Vasco, que não fez uma campanha brilhante como na Série B de 2009, mas conseguiu o acesso, na terceira colocação. A Ponte Preta, assim como o Vasco, também está de volta à elite no ano seguinte da queda. Foi a vice-campeã. O Avaí, que disputou a elite entre 2009 e 2011, foi o último a conseguir o acesso e também fará parte da Série A 2015. A grande surpresa foi o Joinville, que voltou à elite após 28 anos. A última participação foi em 1986. O Joinville não só foi promovido, como ainda foi o campeão brasileiro da Série B 2014. Tal subida chama a atenção para a força do futebol de Santa Catarina, que terá 4 representantes na elite - Chapecoense e Figueirense permaneceram. Seriam cinco não fosse o rebaixamento do Criciúma.

Dos clubes que caíram, o Botafogo, campeão brasileiro de 1968 e 1995, vai disputar a Série B pela segunda vez. O Botafogo acabou engrossando a lista dos clubes grandes do futebol que foram rebaixados duas ou mais vezes: O Grêmio (1991 e 2004), Palmeiras (2002 e 2012), Vasco (2008 e 2013) e o Fluminense (1996, 1997, 1998, 2013). Botafogo foi rebaixado em 2002 e 2014. Sem contar que o Palmeiras ainda não está salvo da queda e pode sofrer um terceiro rebaixamento, além de ser o primeiro grande clube a cair no ano seguinte de sua subida. O próprio Botafogo, por pouco, não teve essa "honra", pois caiu em 2002, subiu em 2003 e só não caiu em 2004 por causa de um ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta quinta-feira - 18/04/2024

  A menos que aconteça alguma hecatombe, será muito difícil no Recife o atual prefeito João Campos (PSB) não ser reeleito. E provavelmente n...