segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Nas redes sociais, nordestinos rebatem preconceito com crise hídrica em São Paulo

 / Foto: Reprodução/Facebook

Foto: Reprodução/Facebook

Após o resultado do segundo turno das Eleições 2014, que deu a vitória à candidata do PT, Dilma Rousseff, muitos usuários das redes sociais dispararam insultos racistas e xenófobos contra os nordestinos, região onde a petista recebeu a maioria dos votos. Mensagens como a de Mayara Petruso, que em 2010 publicou em sua conta no microblog Twitter mensagens de ódio aos nordestinos, circularam novamente pela internet.
A reação dos internautas nordestinos veio com outras atitudes preconceituosas. A crise hídrica que atinge o Estado de São Paulo foi o mote para mensagens e insultos irônicos contra os paulistas. Mensagens mandando os eleitores tucanos chorarem na Reserva Cantareira e ironizando o fato de São Paulo passar pela pior crise de falta d'água da história foram desferidas por pessoas de todo o País, mas principalmente do Nordeste. Confira alguns exemplos:
Mau exemplo
O preconceito contra os nordestinos foi reforçado até por pessoas que deveriam dar o exemplo à população. O ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso chegou a afirmar em entrevista que o resultado do pleito no segundo turno viria dos eleitores "desinformados" e deu a entender que esses eleitores estariam no Nordeste. O depoimento de FHC causou indignação de muitos políticos, entre eles o ex-presidente Lula. 
Outro exemplo veio do Coronel Telhada, deputado eleito pelo PSDB em São Paulo, que chegou a pedir pela independência da região em sua conta no Facebook. "Já que o Brasil fez sua escolha pelo PT entendo que o Sul e Sudeste (exceto Minas Gerais e Rio de Janeiro que optaram pelo PT) iniciem o processo de independência de um país que prefere esmola do que o trabalho, preferem a desordem ao invés da ordem, preferem o voto de cabresto do que a liberdade", afirmou.

FONTE: JC ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Zé Nilton divulga programação do Forrozão da Cohab

  O vereador Zé Nilton anunciou na noite desta quarta-feira (07) a programação do Forrozão da Cohab, que neste ano completa 39 anos. Esteve ...