segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dilma é reeleita

 / Foto: AFP

Foto: AFP

Atualizada às 21h40
Em uma eleição emocionante e uma apuração mais emocionante ainda, a petista Dilma Rousseff foi eleita, neste domingo (26), para comandar o Brasil por mais quatro anos. Com 99,99% das urnas apuradas, a petista tinha 51,64% dos votos válidos (54.497.615 de votos), contra 48,36% de Aécio Neves (PSDB), o que totaliza 51.038.023 de votos.
A emoção ficou pelo fato de a apuração ter começado às 17h de Brasília (16h do Recife), mas o resultado só começou a ser divulgado às 20h de Brasília (19h do Recife). Tudo pelo fato de o Acre, na Região Norte, estar em um horário diferente do de Brasília. Quando o relógio marcava 20h no Distrito Federal, eram 17h no Acre. A apuraçao só pode começar a ser divulgada quando a votação é encerrada em todos os locais do País. Já no exterior, muita gente ainda votava quando o resultado já era conhecido.
Quando o resultado das urnas começou a ser divulgado, 95% das urnas do Brasil já tinham sido apuradas. A diferença era de quase dois milhões de voto, o que ainda não permitia que Dilma fosse declarada vencedora. Como, entretanto, ainda faltava apurar algumas urnas no Nordeste, reduto onde Dilma tem grande maioria de eleitores, a vitória petista começou a se consolidar.
O Nordeste, aliás, foi um capítulo a parte nessas eleições. Em Pernambuco, a petista teve mais de 70% dos votos válidos, contra 29% para Aécio, mesmo com o tucano sendo apoiado no Estado por Paulo Câmara e Geraldo Julio, ambos líderes políticos do PSB após a morte do ex-governador Eduardo Campos.

Essa foi uma das eleições mais apertadas da história, para presidente do Brasil. Pesquisas de boca de urna davam favotirismo a Dilma, mas ainda existia a possibilidade de uma reviravolta de Aécio, como aconteceu no primeiro turno (Marina figurava na frente de Aécio, mas acabou sofrendo a virada). Quando o resultado parcial foi divulgado, às 19h do Recife, a diferença era de 1,9 milhão de votos e faltavam mais de sete milhões de votos serem apurados, o que aumentou ainda mais o suspense.

FONTE: JC ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alemães presos por fazerem saudação nazista em frente à casa onde nasceu Hitler

  Quatro cidadãos alemães foram presos em Braunaum am Inn, na Áustria. Eles estavam prestando homenagens ao ditador Adolf Hitler, em frente ...