quarta-feira, 2 de abril de 2014

João Paulo enfrenta Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro e João Paulo se estranham durante sessão.
Terminou em confusão a sessão solene da Câmara dos Deputados que relembrou ontem os 50 anos do Golpe Militar. Diante de parlamentares e militantes de movimentos sociais contrários ao regime ditatorial, pessoas ligadas ao deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) exibiram uma faixa na galeria do plenário com os dizeres: PARABÉNS, MILITARES - 31 DE MARÇO DE 1964. GRAÇAS A VOCÊS, O BRASIL NÃO É CUBA.

A mensagem incendiou o plenário, e colaborou para o encerramento precoce da solenidade.

"Assassinos", gritaram militantes contrários à ditadura, erguendo cartazes com fotos de desaparecidos políticos, torturados e assassinados naquele período. Ante a gritaria, a faixa pró-militares foi recolhida pela Polícia Legislativa, a pedido do presidente da Sessão, deputado Almir Lando (PMDB-RO). Ele apelou para um ato da Casa que impede a exibição de cartazes.

Um dos deputados que "peitou" Bolsonaro foi João Paulo (PT-PE), que o questionou. "O que é que você veio fazer aqui, rapaz? - indagou João Paulo - "Você quer fazer provocação?". Segundo o petista, o parlamentar respondeu dizendo que foi "defender o seu lado, por que na revolução (ditadura), mataram muitos militares também".

Antes de ser encerrada, a sessão havia sido suspensa por duas vezes na tentativa de apaziguar os ânimos. Pouco deputados discursaram. Após Luiza Erundina (PSB-SP), Assis do Couto (PT-PR), Mauro Benevides (PMDB-CE) e Nilson Leitão (PSDB-MT), seria a vez de Bolsonaro. Mas o pronunciamento não chegou a ser feito por que a maioria dos presentes, inclusive deputados, deu as costas à tribuna. A sessão foi suspensa mais uma vez. "Vocês vão ser torturados com algumas verdades. Deixe-os de costas, presidente, por favor", pediu Bolsonaro, na tentativa, sem sucesso, de falar.

TEXTO DO DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coluna desta sexta-feira - 19/04/2024

  Hoje completam 142 anos do nascimento de um presidente que marcou história no Brasil. Nascia em 19 de abril de 1882 o gaúcho Getúlio Dorne...